Paraíba

Ativistas dizem que só deixam IPHAN João Pessoa após saída de Temer do Governo

OCUPAÇÃO NO IPHAN


20/05/2016



Os ativistas culturais, há mais de 24 horas ocupando o prédio do IPHAN, no Centro Histórico de João Pessoa, informaram ao WSCOM que só vão sair do local quando o presidente em exercício Michel Temer deixar o Governo Federal.

– Nossa ocupação se dará por todo o tempo em que o presidente ilegítimo continuar no poder – afirmou um dos artistas.

Ainda segundo os organizadores, o movimento em João Pessoa se soma a outras 20 ocupações registradas em todo o país, não só defendendo a retomada do Ministério da Cultura como também do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

As atividades no IPHAN estão paradas, inclusive o protocolo, desde a última quinta-feira (19), em protesto à decisão do Governo interino de Michel Temer de acabar com o Ministério de Cultura. O grupo trata pautas relacionadas não só ao patrimônio histórico, mas reivindicam a posição do órgão, com intenção de agregar todos os funcionários à causa.

Outra questão levantada pelos artistas, é de que a reivindicação parte do pessoal da Cultura porém não se restringe somente a ela, mas sim aos demais Ministérios que também foram extintos e estão entrelaçados de alguma forma.

Na próxima segunda-feira (23), às 14h, os artistas e funcionários do IPHAN se reúnem para uma audiência especifica sobre o Patrimônio Histórico, na qual os servidores devem tomar uma posição sobre se vão aderir à mobilização. 

Confira a programação da ocupação no IPHAN em João Pessoa

SEXTA-FEIRA, 20 de maio, Praça Anthenor Navarro

09h30 – Aula pública: Classes e Movimentos Sociais no Brasil, com Ninno Amorim (Antropólogo)

12h00 – Panfletagem na Praça Anthenor Navarro

14h00 – Oficina / Intervenção Crochê de Rua

16h00 – Gravação de Vídeo para Mobilização Nacional. Venham todxs!

18h00 – Panfletagem no Centro

19h00 – Sessão RacioCine – Memória do Cinema Paraibano: Closes (Dir: Pedro Nunes), Gadanho (Dir: Pedro Nunes e João de Lima), Abril (Dir: Marcus Vilar), Perequeté (Dir: Bertrand Lira e Torquato Joel), Tele-visões (Dir: Elisa Cabral)

21h00 – Coco de Guerrilha!

22h30 – INFLAME: DJ Trapo 


 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //