Paraíba

Ativistas culturais pedem apoio a Luciano Agra


20/05/2013



Durante a visita do ex-prefeito de João Pessoa Luciano Agra ao município de Sousa, no último sábado (17), ativistas culturais da região solicitaram a ele apoio para manutenção e ampliação das atividades do Centro Cultural Banco do Nordeste. O espaço oferece atividades culturais, como teatro, cinema, música, literatura e conta com anfiteatro, biblioteca e exposições artísticas – com toda programação e entrada gratuitas.

Luciano Agra visitou o Centro Cultural BNB e conversou com artistas, estudantes e intelectuais, que entregaram ao ex-prefeito da Capital um documento sobre o atual momento do Centro BNB. De acordo com o material, o Centro teve redução de orçamento, diminuiu o quadro funcional e ainda contou com o adiamento, em data definida, do edital do Programa Banco do Brasil de Cultura, que fomenta o setor na região.

“Pedimos a ajuda de Luciano Agra porque sabemos que ele é um líder com bastante influência e que pode chamar atenção para este grave problema, em todo o Estado. Além disso, ele foi um grande gestor para o segmento em João Pessoa e que é atento às questões da nossa cultura”, justificou César Nogueira, ativista do Movimento Cidade Semiárida e do Foca – Fórum de Cultura do Alto Sertão da Paraíba, que engloba entidades culturais de Sousa, Cajazeiras, Patos, Bentinho, Pombal e Vieirópolis.

Luciano lamentou a retração das atividades do Centro, ao mesmo tempo que ficou admirado com a importância deste equipamento cultural não apenas para Sousa, mas para toda a região. “A qualidade deste espaço é notável. Esta casa dá dignidade aos artistas, e não podemos admitir que ela seja esquecido nem pelo poder público, nem pela sociedade”, comentou Agra.

O ex-prefeito lembrou que a instituição é referenciada em todo o país e que as políticas culturais não podem ser ameaçadas. “Estaremos sempre envolvidos neste ambiente, de educação e cultura, e porque sabemos da importância desse bem para a sociedade. É um bem público sem preço”, concluiu

Agra que, enquanto gestor de João Pessoa, inaugurou o Cine Funjope, lançou o edital público Pontos de Cultura e construiu o anexo da Estação Cabo Branco.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.