Saúde

Atividade física não é suficiente para vida saudável


25/04/2014



O hábito de frequentar a academia ou realizar caminhadas periódicas durante a semana pode ser insuficiente para a obtenção de uma vida saudável. Pesquisas mostram que mesmo efetuando atividades físicas, quando as mesmas estão associadas a hábitos de sedentarismo, como, por exemplo, passar o dia sentado, os resultados benéficos para o corpo e saúde são diminuídos.

O alerta é dado pela médica Sandra Matsudo, especialista em reabilitação e assessora do Programa Agita São Paulo. Matsudo aborda a necessidade de manter o que ela chama de “balanço energético”.

A médica destaca que a população sedentária pode ser classificada em duas categorias: de atividade física moderada (que realiza caminhadas pelo menos 5 dias da semana 30 minutos por dia) e as de atividade física vigorosa (frequentadores de academia com treinos mais intensos).

"Academia é bom, vai melhorar o condicionamento, mas é preciso lembrar-se de diminuir o comportamento sedentário nos outros dias em que não se está na academia", alerta Sandra Matsudo.

A especialista afirma que os exercícios mínimos diários para se ter um estado saudável são de de 75 minutos semanais para as atividades mais intensas até 150 minutos semanais para as atividades mais moderadas.

Ainda de acordo com Matsudo, muitas pessoas acreditam que, por terem cumprido essa carga horária, não precisam realizar mais nenhuma atividade no resto do dia ou no resto da semana.

A médica fala que não adianta fazer atividades físicas e passar o dia sentado. Pois o risco de morte por doenças ligadas ao sedentarismo, aumenta exponencialmente independentemente da atividade física.

A ideia, segundo ela, é diminuir o tempo sentado e incluir pequenas atividades diárias, substituindo alguns maus hábitos. Para que assim os resultados obtidos com os exercícios diários sejam mantidos.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.