Economia & Negócios

Atividade econômica cresce 0,9% em 2012, diz Serasa


22/02/2013

O Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica, chamado também de PIB mensal, cresceu 0,3% em dezembro, frente ao mês anterior, já descontadas as influências sazonais, segundo aponta o levantamento divulgado nesta sexta-feira (22). Com este resultado, em 2012, o indicador acumula alta de 0,9%, o menor desempenho dos últimos três anos (7,5% em 2010 e 2,7% em 2011).

Do ponto de vista da oferta agregada, serviços foi o único setor que registrou crescimento no ano, com alta de 1,6%, "garantindo um pouco de sustentação à atividade econômica como um todo". Já a atividade industrial recuou 0,7% e a agropecuária, 1,0%.

Pelo lado da demanda agregada, os investimentos puxaram o indicador para baixo, uma vez que recuaram 3,6%. Por outro lado, cresceram os gastos de consumo das famílias, 3,1%, e do governo, 3,6%. Os dados do setor externo mostram que as exportações avançaram perto da taxa de importações (0,0% para as exportações e 0,3% para as importações).

Na avaliação dos economistas da Serasa Experian, 2012 foi marcado por um cenário internacional desfavorável, sobretudo durante o primeiro semestre, pela inadimplência em alta e pela baixa propensão à realização de investimentos produtivos.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //