Tecnologia

Atendimento online: 5 dicas para prestar suporte de qualidade

Se sua empresa tem uma área de contato no site, veja algumas dicas para prestar suporte de qualidade e garantir a satisfação dos seus clientes.


15/09/2021

Imagem: Freepik

Portal WSCOM



Tirar dúvidas e buscar ajuda com as marcas, pela internet, é algo cada vez mais comum. Para prestar um suporte de qualidade para seus clientes, é preciso ir além do atendimento online básico.

Na prática, significa oferecer mais do que um ambiente virtual com chat online, mas pensar em toda a experiência do usuário. Afinal, um bom atendimento tem potencial para fidelizar clientes.

A seguir, conheça 5 dicas para prestar suporte de qualidade, garantindo a satisfação dos seus clientes.

  1. Varie nos meios de contato

Uma das principais reclamações dos usuários é a falta de meios de contato em algumas plataformas.

Isso porque, muitas páginas focam em oferecer somente um meio de contato, como o formulário eletrônico ou o chat online.

O problema é que cada usuário tem uma preferência ou limitações, e é preciso pensar em todas as possibilidades para que as pessoas sintam que podem tomar decisões e fazer escolhas.

Por isso, varie nos meios de contato e considere manter, pelo menos, um chat online, uma área de formulário eletrônico, uso de redes sociais e um endereço de e-mail focado no atendimento ao público.

  1. Ofereça ferramentas úteis

Além da variedade de métodos de contato, uma das dicas para prestar suporte de qualidade é pensar nas ferramentas que podem ser úteis para os usuários.

Por exemplo, se você tem um e-commerce, é preciso pensar no processo de pedido de troca de produtos, que podem ser feitos por conta de falhas nos itens.

Nesse caso, é interessante fornecer uma ferramenta para envio de fotos, considerando ainda o recurso de redimensionar imagem para deixar as imagens menores e facilitar o upload.

Quanto mais você pensar nos possíveis desafios que os usuários enfrentam ao abrir um pedido de suporte, maiores são as chances de conseguir oferecer um serviço de qualidade.

  1. Esteja disponível

 

Imagem: Freepik

 

Quando alguém procura ajuda do suporte, é comum que espere um atendimento ágil, no momento da solicitação.

Por isso, estar disponível é fundamental para prestar um serviço de suporte de qualidade.

Nem sempre você terá estrutura para oferecer atendimento 24 horas – e não há problema nisso. Porém, lembre-se de deixar claro no seu site quais são os horários em que o suporte está online.

Além disso, para o formulário eletrônico, é importante dar uma previsão de quantas horas a pessoa vai esperar até obter uma resposta. Isso ajuda a passar segurança aos usuários.

  1. Disponibilize um FAQ

Muitas pessoas evitam entrar em contato com o time de suporte em um primeiro momento, optando por buscar informações por conta própria. Por conta disso, é interessante disponibilizar uma página de FAQ.

A sigla FAQ vem do inglês, Frequently Asked Questions, e são questões realizadas com frequência pelos usuários.

Uma página FAQ é elaborada no formato Perguntas e Respostas, e apesar de ser uma construção bastante intuitiva, é preciso seguir alguns parâmetros para ter uma FAQ inteligente.

Um desses parâmetros é o foco no usuário, pensando sempre quais são os principais problemas enfrentados por eles e como sua marca pode atuar para ajudá-los.

  1. Prepare a sua equipe

Por fim, uma das dicas para prestar suporte de qualidade é oferecer um treinamento para a equipe que estará em contato com os clientes.

De acordo com o Sebrae, os clientes buscam mais do que produtos de qualidade, mas também uma boa relação com a empresa.

Assim, se você contar com um ou mais profissionais para prestar atendimento online, prepare essas pessoas para agir dentro de determinado padrão.

Estabeleça qual será o tom de voz do atendimento, qual limite de tempo para iniciar uma conversa, como se portar diante de consumidores insatisfeitos, enfim.

Vale até criar um guia com as respostas mais frequentes, para que os profissionais do suporte tenham mais autonomia.

Por que ter um suporte de qualidade?

 

 

Imagem: Freepik

 

Prestar um suporte de qualidade é algo que exige estudo e preparação por parte das empresas, o que desmotiva a começar a estruturar esse tipo de procedimento.

Entretanto, saiba que um suporte de qualidade está entre os principais motivos pelos quais os consumidores realizam uma nova compra.

Quanto mais presente você se mostrar aos visitantes da sua página, mais seguros eles vão se sentir para realizar novos pedidos ou começarem um negócio com a sua marca.

Assim, mesmo que demande tempo e dedicação, não deixe de manter um espaço de suporte bem estruturado, com toda a qualidade possível. Certamente, bons resultados virão a partir desse espaço no seu site.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //