Automobilismo

Assessora confia que Schumi sairá do estado ‘crítico’ nos próximos dias

Shumi


04/01/2014

{arquivo}A assessora do heptacampeão Michael Schumacher, Sabine Kehm, se mostrou surpresa com as declarações do ex-piloto de Fórmula 1 Phillipe Streiff – ele disse ter sido informado pelo médico Gerard Saillant de que Schumi não corre mais risco de vida, mas pode ter sequelas. Na tarde deste sábado, em Grenoble, Sabine emitiu um comunicado enfatizando que qualquer informação a respeito da saúde de Michael não vinda dela ou dos médicos que o tratam “deve ser considerada inválida e pura especulação”.

Em conversa com alguns jornalistas no Centro Hospitalar no sudeste da França, Sabine disse que não falou nenhuma vez com Streiff e que o ex-piloto não chegou a ir ao quarto onde Schumi está internado. Por outro lado, ela confirmou a conversa entre ele e Gerard Saillant. Ela se mostrou incomodada com a “confusão” causada por Streiff e revelou que o médico ficou “furioso” com as declarações do francês. Alguns jornalistas disseram que Streiff deu três voltas com seu carro no hospital até ser abordado pela imprensa, deu entrevistas, e depois foi embora.

A assessora reforçou que o estado de Michael segue “crítico, mas estável”, quadro que se mantém desde a última terça-feira. Disse ainda que, neste momento, é cedo para garantir que o alemão não corre mais riscos, nem que possa ficar com sequelas, mas mostrou otimismo na melhora. Sabine confia que nos próximos dias o quadro de Schumi já possa deixar de ser classificado como “crítico, mas estável” para, como ela definiu, “estável, estável”. Ela falou também que não há previsão para que o piloto deixe o coma induzido: “Pode durar dias, semanas”.

No comunicado deste sábado, a agente declarou que não está prevista nenhuma coletiva de imprensa antes da próxima segunda-feira. Ela, no entanto, afirmou que um pronunciamento em 6 de janeiro só será confirmado após conversas com os médicos no dia.

Schumacher está hospitalizado desde domingo, após um grave acidente de esqui em Méribel. Ele bateu fortemente a cabeça em uma rocha após se desequilibrar ao acertar uma pedra em um trecho entre duas pistas sinalizadas. Levado de helicóptero para o hospital de Moutiers, cidade mais próxima do local, o alemão teria sofrido um colapso, o que fez com que a aeronave tivesse que fazer um pouso de emergência.

De domingo para cá, Schumacher passou por duas cirurgias para reduzir a pressão intracraniana e diminuir os hematomas no cérebro. Após a última, na terça-feira, o quadro do ex-piloto tem se mantido estável, mas seu estado de saúde segue crítico. Schumi completou 45 anos nesta sexta-feira e ganhou a homenagem de centenas de torcedores da Ferrari que fizeram uma "vigília silenciosa" em frente ao hospital de Grenoble. As causas do acidente estão sendo investigadas pela promotoria de Albertville. Na última sexta-feira, a família entregou para a polícia uma câmera portátil que Schumi carregava em se capacete. Caso o equipamento tenha gravado o acidente, poderá contribuir de forma fundamental para a descoberta das circunstâncias e das responsabilidades do ocorrido.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //