Paraíba

Assembleia realiza sessão especial nesta sexta para celebrar centenário de Celso Furtado

A propositura da homenagem é da deputada Pollyanna Dutra, presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALPB e membro do Fórum Celso Furtado de Desenvolvimento da Paraíba

31/07/2020


Celso Furtado

Portal WSCOM

A Assembleia Legislativa promoverá, nesta sexta-feira (31), uma Sessão Especial para celebrar o centenário do economista paraibano Celso Furtado. A sessão será realizada às 9h, por meio de Sistema Eletrônico de Videoconferência e será transmitida ao vivo pela TV Assembleia (canal 40.2), pelo site da ALPB (www.al.pb.leg.br), bem como pelo canal do Youtube da Casa de Epitácio Pessoa: TV Assembleia PB.

O evento remoto contará com a presença da viúva Rosa Freire e do filho André Tosi Furtado e outros familiares, além de representantes do Conselho Regional e Federal de Economia, e estudiosos da área econômica em âmbito estadual, regional e nacional. Na ocasião, será possível conhecer as diversas iniciativas de Celso Furtado na área econômica, que possibilitaram o desenvolvimento econômico da Paraíba e do Brasil.

A propositura da homenagem é da deputada Pollyanna Dutra, presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação da ALPB e membro do Fórum Celso Furtado de Desenvolvimento da Paraíba, órgão que estuda e trabalha em prol do desenvolvimento do estado à luz do pensamento de Celso Furtado. A parlamentar ainda é autora da lei nº 11.505, de 15 de novembro de 2019, que institui 2020 como o “Ano Celso Furtado” na Paraíba, em alusão ao centenário de nascimento do economista.

SOBRE CELSO FURTADO

Doutor em economia pela Universidade de Paris-Sorbonne, Celso Furtado integrou a Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL), órgão das Nações Unidas, em 1949; foi diretor do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico em 1953; foi fundador da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste, em 1959; e foi nomeado o primeiro Ministro do Planejamento do Brasil, em 1962.

Suas ideias sobre o desenvolvimento econômico e o subdesenvolvimento enfatizavam o papel do Estado na economia, com a adoção de um modelo de desenvolvimento econômico de corte pré-keynesiano. Nascido em Pombal, se estivesse vivo Celso Furtado completaria 100 anos em 26 de julho de 2020.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.