Política

Assembleia Legislativa aprova voto de pesar pela morte de Dominguinhos

Luto


25/07/2013

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou o voto de pesar pela morte de Dominguinhos. A propositura foi do deputado estadual Tião Gomes (PSL). Segundo o parlamentar, o pernambucano era um grande cantor e compositor com mais de 50 anos de carreira, além de ser um dos ícones da música nordestina.

– Dominguinhos foi acolhido e aclamado pelo grande Luiz Gonzaga, o Gonzagão, seu mestre e amigo. O seu passamento enlutou não apenas sua família, mas para todo o povo brasileiro. A música do nosso país perde um grande artista. Ficamos muito triste com a notícia – lamentou Tião Gomes.

José Domingos de Morais, o Dominguinhos, morreu nesta terça-feira (23), aos 72 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele lutava havia seis anos contra um câncer de pulmão. De acordo com o hospital, o músico morreu às 18h em decorrência de complicações infecciosas e cardíacas.

Considerado o sanfoneiro mais importante do país e herdeiro artístico de Luiz Gonzaga (1912-1989), Dominguinhos nasceu em Garanhuns, no agreste de Pernambuco. Conheceu Luiz Gonzaga com 8 anos. Aos 13 anos, morando no Rio, ganhou a primeira sanfona do Rei do Baião, que três anos mais tarde o consagrou como herdeiro artístico.

Instrumentista, cantor e compositor, Dominguinhos ganhou em 2002 o Grammy Latino com o “CD Chegando de Mansinho”. Ao longo da carreira, fez parcerias de sucesso com músicos como Gilberto Gil, Chico Buarque, Anastácia e Djavan.

Nesta quinta-feira (25), o corpo de Dominguinhos deverá ser velado na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Já o enterro está previsto para acontecer na sexta-feira (26), no Recife.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.