Justiça
Assembleia homenageará a desembargadora Túlia Neves com a Medalha Epitácio Pessoa
15/05/2025

Desembargadora Túlia Neves
Portal WSCOM
A Assembleia Legislativa da Paraíba prestará homenagem à desembargadora Túlia Gomes de Sousa Neves, integrante do Tribunal de Justiça da Paraíba, concedendo-lhe a Medalha Epitácio Pessoa. A honraria será outorgada em reconhecimento ao notório saber jurídico da magistrada e ao seu destacado desempenho nas ciências jurídicas e sociais.
A concessão da medalha resulta de uma propositura do deputado Chico Mendes, apresentada ao Poder Legislativo, que visa reconhecer a trajetória de excelência da desembargadora no cenário jurídico paraibano.
Instituída pela Assembleia Legislativa da Paraíba, por meio da Resolução nº 388/1981, a Medalha Epitácio Pessoa é destinada a personalidades, paraibanas ou não, que se destacam por ações meritórias em prol do desenvolvimento do Estado, tanto na esfera pública quanto na privada.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
Dedicação à Justiça – A desembargadora Túlia Neves iniciou sua carreira no Ministério Público da Paraíba, ingressando em 1991 e atuando inicialmente como Promotora de Justiça no município de Prata. Pouco tempo depois, foi aprovada no concurso da magistratura estadual. Ela faz parte da Associação das Mulheres da Carreira Jurídica e, ao longo de sua trajetória, dedicou 16 anos de trabalho em Vara de Família.
Ingressou na magistratura em 27 de março de 1992, tendo ocupado cargos relevantes ao longo de sua carreira. Em 23 de outubro de 2024, foi promovida ao cargo de desembargadora pelo critério de merecimento. Atuou como Juíza de Direito da 2ª Turma Recursal Permanente de João Pessoa e desempenhou funções em várias comarcas do estado, incluindo Juazeirinho, Itaporanga, Campina Grande, Santa Rita e João Pessoa.
Reconhecida por sua dedicação ao aprimoramento jurídico, a magistrada possui extensa formação acadêmica, incluindo especializações em Direito Processual Civil e cursos técnicos diversos, como o Curso de Preparação à Magistratura e treinamentos voltados para a gestão de produtividade e técnicas forenses. Atualmente, é mestranda na linha de pesquisa ‘Autonomia Privada, Regulação e Estratégia’.
A desembargadora também contribuiu significativamente para o sistema eleitoral, tendo exercido cargos de juíza eleitoral em diferentes zonas eleitorais e como Juíza auxiliar da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB).
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.