Saúde

Assembléia discute vacinas gratuitas de HPV para meninas a partir dos 9 anos

15/05/2013


A Assembléia Legislativa realiza nesta quinta-feira (16) audiência pública de autoria do deputado estadual José Aldemir (PEN), para discutir projeto de lei do parlamentar que, se aprovado pela Casa de Epitácio Pessoa, estabelece que o Sistema de Saúde do Estado da Paraíba disponibilize de forma gratuita a vacina contra o papilovírus HPV para todas as meninas a partir dos 9 anos de idade e mulheres que não iniciaram atividade sexual.

Uma equipe de técnicos da GlaxoSmithKline do Brasil, empresa especializada em inúmeros tipos de vacinas, com sede no estado do Rio de Janeiro, participará da audiência proposta por José Aldemir. “O câncer de colo de útero é um agravo de grande impacto na saúde da população feminina. Uma mulher morre de câncer de útero a cada 2 minuto no mundo”, disse Alberto Marques, representante da GlaxoSmithKline do Brasil. “No Brasil, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer é de que no ano de 2013 17.540 novos casos de câncer de útero serão diagnosticados”, destacou.

O deputado José Aldemir lembra que, “o câncer de útero é cada vez mais presente na vida da mulher e o HPV é transmitido a ela na relação sexual cada vez mais cedo, o que aumenta a exposição às doenças sexualmente transmissíveis”.

José Aldemir explica ainda que “o surgimento da vacina levou muitas mulheres a buscarem informações para ter acesso à imunização. Porém, a vacina tem elevado custo financeiro, o que impede que a maioria tenha acesso a ela”.

O parlamentar acredita que disponibilizar a vacina gratuitamente evitará a propagação da doença, que ceifa milhares de vidas e gera gastos públicos elevadíssimos com seu combate, uma vez que dificilmente se obtém diagnóstico precoce.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.