Entretenimento
“As Piabas” nadam para Miramar e se concentram dia 19
O bloco de papangús faz parte da programação do “Abre Alas Miramar”
14/02/2025

Portal WSCOM
O Bloco de Papangús “As Piabas” volta para as prévias de carnaval de João Pessoa depois de alguns anos descansando no mar. O Bloco foi criado em 1989 e desperta a curiosidade porque reúne foliões que participam sem serem identificados.
“As Piabas” surgiram também para divulgar o bloco das Muriçocas do Miramar, e se concentravam e percorriam as ruas do baixo em Tambaú. O primeiro estandarte foi criado pelo artista plástico Flávio Tavares, depois por Dadá Venceslau, Babá Santana e Aninha Mesquita. Segundo Ana Gondim, uma das fundadoras das “Piabas”, “o bloco é anarquista, irreverente. No baixo Tambaú a gente entrava nos restaurantes, todos mascarados, com banda de frevo e tudo, e éramos muito bem recebidos” afirma.
“As Piabas” vão se encontrar pela primeira vez, depois da pandemia de Covid19, nesta quarta-feira, 19, na Rua dos Sabores – a Joaquim Avundano, no Miramar, a partir das 19h, fazendo parte da programação do “Abre Alas Miramar”, um grande esquenta que antecede os eventos da Via Folia e que vai reunir música, gastronomia e uma atmosfera vibrante, consolidando Miramar como um dos grandes polos do pré-carnaval na cidade.
As produtoras Marília Maia e Malu Serpa estão à frente das “Piabas” e comemoram a volta: “Somos um bloco autêntico, que busca reverenciar um carnaval de tradições e genuíno, nosso. “As Piabas” voltam agora em 2025, e ano que vem, ainda maior” afirma.
A programação musical do “Abre Alas Miramar” na quarta, 19, com a presença do Bloco “As Piabas” terá um show especial de Juzé e seu bando, um artista multifacetado que cresceu no bairro e se tornou poeta, compositor, cantor e ator, e que é considerado pela crítica um dos herdeiros da MPB Nordestina. Recentemente, ganhou destaque nacional ao interpretar brilhantemente o carismático repentista Totonho nas novelas “No Rancho Fundo” e “Mar do Sertão”, da TV Globo.
Na apresentação no “Abre Alas Miramar” o artista promete fazer uma homenagem ao carnaval do Brasil e do Nordeste com um repertório que vem sendo aplaudido por onde passa, enfileirando muitos sucessos como “Estação da Luz”, “Frevo Mulher”, “Pedras que Cantam”, e “Luz de Tieta”, e também canções autorais, como “Nordeste Destino”, “Agarrado” e “Love do Ano”.
“As Piabas” têm o apoio dos bares e restaurantes da Rua dos Sabores, novo polo gastronômico de João Pessoa, formado pelo Alquimia Gastrobar, Loca Como Tu Madre, The Little Bar, Zimbro e Farina e os foliões poderão usufruir de toda infraestrutura montada na rua pelos estabelecimentos parceiros, com conforto e segurança. O bloco tem o patrocínio da Prefeitura de João Pessoa, através da Funjope e o apoio dos estabelecimentos acima citados.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.