Cultura

Artistas visuais expõem telas da cena musical paraibana em cinco agências do banco do Nordeste

Programa Galerias Urbanas é promovido pelo Banco do Nordeste Cultural


18/02/2024

Em Patos, referências da musicalidade paraibana estão expostos nas telas da fachada da agência. (Foto: Divulgação/BNB)

Portal WSCOM

Seis agências do Banco do Nordeste no interior da Paraíba estão exibindo telas de músicos paraibanos e grupos de destaque da cultura popular e MPB. As telas retratam a Orquestra Tabajara, Vital Farias, Jaguaribe Carne e Mestras cirandeiras, como Vó Mera e Edite de Caiana, por exemplo. A população pode conferir as obras ao ar livre nas fachadas das agências de Patos, Sousa, Alagoa Grande, Campina Grande e Solânea. Em Cajazeiras, as obras ficarão expostas no Núcleo de Extensão Cultural (NEC) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), próximo à agência do município.

 

Em sua 3ª edição, o Programa Galerias Urbanas conecta artistas visuais paraibanos, por meio de murais itinerantes, que enaltecem a arte urbana e a musicalidade regionais. Em Solânea, por exemplo a artista visual Thaynara Negreiros, mais conhecida como “Thaynha”, retratou a Orquestra Tabajara, Genival Lacerda e Glorinha Gadelha. As ilustrações utilizam linhas, formas orgânicas e elementos botânicos como possibilidades que buscam traduzir sua poética para as telas.

 

Assim como Thaynha, os artistas Cybele Dantas, Américo Filho, Carlos Nunes e Dyógenes Chaves assinam as obras da atual edição do projeto. Além da Paraíba, o Banco do Nordeste Cultural está promovendo exposições semelhantes nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

 

“O Galerias Urbanas é uma intervenção artística realizada pelo Banco do Nordeste Cultural, que iniciou em outubro de 2019. Tivemos a primeira edição na Paraíba, que serviu como modelo para a expansão a outros estados. É uma experiência de diálogo entre as ações negociais e culturais desenvolvidas pelo Banco do Nordeste, pois os painéis fortalecem a produção artística, o sentimento de pertencimento e a identidade dos estados”, ressalta o gerente executivo da área cultural da instituição, Murilo Albuquerque.

 

Ao todo, são 60 projetos de arte urbana, nas modalidades de grafitti e mural ou similar, em homenagem a ícones da musicalidade dos estados do Nordeste, mais os estados de Minas Gerais e do Espírito Santo. Por meio de edital público, o Banco do Nordeste Cultural anunciou os artistas visuais selecionados para a proposta de intervenção artística no programa Galerias Urbanas.

 

Galerias Urbanas e Nordeste Expandido

 

As telas da 1ª edição do Galerias Urbanas da Paraíba, executadas pelos artistas Shiko, Flora e Thayroni, ficarão expostas na fachada do Centro Cultural de Fortaleza, a partir do mês de março.

O programa será integrado à programação da exposição “Nordeste Expandido, estratégias de (re)existir”, que exibirá 216 obras de arte de 107 artistas recentemente adquiridas pelo Banco do Nordeste. A atividade inclui a realização de um seminário com abordagem sobre os rumos das artes visuais na área de atuação da instituição e o Programa Ecossistema Musical.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.