Economia

Artesanato paraibano é destaque na Abup Show 2024, em São Paulo


13/08/2025

Pamella Sousa

Duas artesãs paraibanas estão representando o estado na Abup Show 2024, feira nacional que reúne tendências e novidades em decoração, utilidades e design autoral, aberta nesta terça-feira (12) em São Paulo e voltada exclusivamente para lojistas e profissionais do setor.

O artesanato paraibano voltou a ganhar destaque nacional com a participação de Antônia Maria da Silva, representante do Centro de Referência da Renda Renascença (Crença), no Cariri paraibano, e Ísis Galvão, especialista em macramê. As duas foram selecionadas com curadoria de Sergio Matos para integrar a Abup Show, promovida pela Associação Brasileira de Utilidades e Presentes (Abup).

A feira, destinada exclusivamente a profissionais e lojistas, apresenta o que há de mais atual em decoração, mesa posta, utilidades domésticas, têxteis decorativos, presentes, artesanato e design autoral brasileiro.

A primeira-dama do Estado e presidente de Honra do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Ana Maria Lins, comemorou a visibilidade:

“Mais uma vez, o artesanato da Paraíba ganha uma vitrine muito importante, desta vez na Abup, que promove um evento altamente especializado. É uma grande oportunidade para todo o artesanato paraibano, que tem recebido desde 2019 toda a atenção da gestão do governador João Azevêdo.”

A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, reforçou que a feira é estratégica para quem busca novos mercados:

“A Abup Show é uma vitrine extremamente estratégica para quem quer atender o mercado de luxo e de qualidade na decoração, cama, mesa e banho. Não tenho dúvidas de que tanto o Crença quanto Ísis Galvão irão voltar para a Paraíba com uma vasta lista de encomendas e pedidos.”

O estande paraibano conta com patrocínio do Sebrae, que atua para ampliar o acesso dos artesãos ao mercado. A coordenadora Nacional de Artesanato do Sebrae, Giselle Oliveira, destacou a importância da parceria:

“O Sebrae Nacional cumpre mais uma vez a missão de exaltar o artesanato brasileiro de forma inovadora e moderna em um evento que emana criatividade e bom gosto.”

Primeira vez na Abup, a artesã rendeira Antônia Maria da Silva disse estar otimista:

“Estamos encantadas com a grandiosidade desse evento e com a qualidade dos produtos. Esperamos que seja próspero para todos, inclusive para a renda renascença, com expectativas de bons negócios.”

A organização da Abup Show estima receber cerca de 15 mil visitantes até o encerramento, na sexta-feira (15), no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.