menu

Música

16/07/2013


Areia terá programação diferenciada

Caminhos do Frio

Com as presenças do vice-prefeito de Areia, André Perazzo (PPS) e do secretário municipal de Turismo e Eventos, Adriano Nunes, o Governo do Estado, através da PBTur, anunciou hoje, terça-feira (16), a programação cultural oficial da Rota Cultura Caminhos do Frio 2013.

O evento que é realizado em seis cidades do brejo paraibano, este ano conseguiu inserir e unificar o Festival de Artes de Areia dentro da programação.

Segundo o secretário de Cultura, Chico César, essa era uma proposta do Governo do Estado, mas que só foi possível concretizá-la este ano graças a parceria com a atual administração municipal de Areia, que trabalha em parceria com o executivo estadual.

Os artistas de renome nacional Geraldo Azevedo, Santana o Cantador, Nando Cordel e Lenine, abrilhantaram o evento nos municípios paraibanos que integram a Rota Cultural Caminhos do Frio.

AREIA TERÁ PROGRAMAÇÃO DIFERENCIADA

Em Areia, a atração virá em dose dupla. Como a cidade sediará dois eventos ao mesmo tempo, lá animação ficará por conta das cantoras Zélia Duncan e Zizi Possi (Foto).

A programação oficial do Festival de Artes de Areia, no entanto, será divulgada na próxima sexta-feira (20), quando a PBTur realiza uma nova coletiva de imprensa para lançar o site do festival e divulgar todas as atrações e oficinas do evento.

"O Governo do Estado valoriza o potencial cultural e histórico do município de Areia, levar a Cultura é também gerar emprego e renda, além de alavancar o turismo local, muito importante para o município que é conhecido como a terra da cultura e de artistas de renome", comemorou o vice prefeito.

Com o objetivo de resgatar o evento e trazer de volta os velhos Festivais, o Governo do Estado tem se mobilizado junto à Secretaria de Cultura para dar uma nova formatação ao Festival que este terá como tema o "Universo Feminino", trazendo atrações nacionais como as cantoras Zélia Duncan e Zizi Possi.

Do dia 29 de julho a 04 de agosto a cidade de Areia receberá grupos culturais locais e de outros estados, que serão destaques no evento e promoverão o acesso ao conhecimento e à diversidade cultural.

A Prefeitura Municipal de Areia representada por todas as Secretarias tem apoiado às ações promovidas pelo Governo do Estado e se disponibilizado a atender as equipes responsáveis pelo evento, dando condições para que o Festival seja destaque no cenário nacional e se consolide como evento disseminador de cultura.

BANANEIRAS ABRE A ROTA CULTURAL

Este ano o município de Bananeiras abrirá o evento com cantor Guilherme Arantes como atração principal, no dia 27.

Em Serraria a animação ficará por conta do show de Nando Cordel, no dia 9 de agosto. Lá os turistas ainda vão poder contemplar a exuberantes paisagens serranas e degustar os pratos da culinária regional.

No município de Alagoa Grande, terra de Jackson do Pandeiro, a principal atração do festival será o cantor Lenine.

Já em Alagoa Nova, o cantador forrozeiro Santana, vai se apresentar em praça pública.

O ‘Caminhos do Frio’ 2013 ficou assim;

Bananeiras: 22 a 28 de julho

Areia: 29 de julho a 4 de agosto

Serraria: 5 a 11 de agosto

Pilões:12 a 18 de agosto

Alagoa Nova: 19 a 25 de agosto

Alagoa Grande: 26 de agosto a 1 de setembro

Cada cidade traz a sua característica desde o nome escolhido para o evento:

• AREIA: Frio, Cachaça e Arte

• BANANEIRAS: Aventura e Arte na Serra

• SERRARIA: Natureza, Engenhos e Seresta

• PILÕES: Festa das Flores

• ALAGOA NOVA: Música, Arte e Gastronomia

• ALAGOA GRANDE: Festival de Artes Jackson do Pandeiro

O EVENTO

O roteiro cultural ‘Caminhos do Frio’ é uma realização do Fórum do Turismo Sustentável do Brejo paraibano, formado por ONGs e instituições públicas e privadas dos seis municípios que integram o circuito: Areia, Alagoa Nova, Bananeiras, Serraria, Pilões e Alagoa Grande.

A presidente do Fórum do Turismo Sustentável do Brejo reforça que o "Caminhos do Frio, desde o início, mantém uma parceria com o Sebrae, que promove oficinas, a folheteria e o Festival Gastronômico em cada cidade. Para a edição 2011, o Governo do Estado vai injetar 30.000 por município e é a primeira vez que isso acontece. Antes, a contrapartida ficava por conta da logística, como banheiros químicos, segurança e mídia".