Paraíba

Areia de praia pode causar doenças; JP ganha limpeza mecanizada que diminui risc

Especializada


17/04/2013



A praia é sem duvida a opção de lazer mais frequentada pelas pessoas que vivem nas cidades litorâneas. É democrática e abraça a todos sem distinção, mas também oferece riscos aos seus frequentadores. Além do mais comum, que é o afogamento, as areias também podem se tornar vilãs.

De acordo com a dermatologista, Carla Gayoso, a areia contaminada pode albergar vários micro-organismos – principalmente bactérias e fungos. Entre elas, as mais comuns seriam as pio dermites e as micoses. “Na nossa região, também são comuns as doenças de pele causadas pelo contato com as fezes de animais (gato, cachorro) contaminadas, como o popular bicho geográfico ou Larva migrans”, destacou.

A cidade de João Pessoa ganhou a partir deste ano um serviço que pode diminuir esses riscos. Foi incluído dentro dos serviços de limpeza urbana da Capital, a limpeza da areia da praia mecanizada que está sendo feito por uma maquina especializada, que adentra 20 Cm na areia e peneira a mesma retirando todos os objetos cortantes ou não.

O novo serviço pode evitar contaminação, já que retira fezes, restos de alimentos ou objetos contaminados, que esteja na superfície ou enterrados, mas evita também acidentes com objetos cortantes que também estejam submersos.

Antes da implantação do serviço, a limpeza das praias era feita em forma de mutirão por agentes de limpeza que recolhiam apenas o lixo aparente, diferentemente de agora, já que maquina recolhe tudo que encontrar enterrado em até 20 Cm.

Contudo, Carla Gayoso, adverte que a melhor maneira acidentes e contaminação é usar “sempre calçados adequados e somente sentar em cadeiras e toalhas. Levar sempre um saco de lixo onde todo o material/ alimento consumido deverá ser depositado e levado embora. Uma das principais causas de contaminação continua sendo o lixo descartado de forma inapropriada”, destacou a dermatologista.
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //