Futebol

Após trajetória vitoriosa no Botafogo-PB, Warley dá adeus

Ídolo


06/07/2014

{arquivo}Na quinta-feira (03), o Botafogo-PB anunciou a renovação de seis jogadores do elenco: Genivaldo; André Lima; Everton; Ferreira; Doda e Izaías. Em contrapartida, dois jogadores se despediram da Maravilha do Contorno: Celico e o ídolo do Botafogo-PB, Warley.

A despedida de Warley repercutiu nas redes sociais. Muitos torcedores se manifestaram reconhecendo a importância da passagem do W9 no Botafogo-PB. O goleador foi artilheiro do time na campanha vencedora do Paraibano de 2013 e além disso, foi de importância indispensável na trajetória rumo ao primeiro título paraibano em campeonatos brasileiros: a conquista da Série D de 2013 por parte do Botafogo-PB.

Feitos de Warley

Ele foi considerado uma grande promessa no início da carreira: atuou em clubes como São Paulo, Udinese – ITA, Grêmio, Palmeiras e chegou a defender a seleção brasileira comandada por Wanderley Luxemburgo. No Nordeste, atuou em clubes como Náutico e ABC.

O atacante, natural de Brasília, conquistou vários títulos ao longo da carreira, destacam-se um torneio pré-olímpico pela seleção em 2000 e uma Copa do Brasil em 2001, pelo Grêmio.

Porém, o estado em que Warley se consagrou foi a Paraíba. O craque jogou nos três grandes do estado: Treze, Campinense e Botafogo-PB e conseguiu o feito inédito de ser campeão estadual pelos três times, de forma consecutiva: com o Galo em 2011; com a Raposa em 2012 e com o Belo em 2013. Em 2012 e 2013, W9 se sagrou artilheiro da competição.

Importância no Botafogo-PB

Além dos vários gols marcados no Paraibano de 2013 que garantiram sua artilharia na competição e ajudaram o Belo a quebrar o jejum de 10 anos sem títulos estaduais, Warley teve importância extrema na Série D do mesmo ano: na fase de grupos da competição, o craque sofreu um grande jejum de gols que abalou sua confiança. W9 foi para o banco, mas não deixou de apoiar seus companheiros e de ser peça importante no grupo. A recompensa veio no jogo contra o Tiradentes, pelas quartas de finais, quando o time estava perdendo e o atacante entrou no segundo tempo para mudar a história do jogo marcando dois gols.

O jogador não recuperou mais sua posição de titular, ainda mais depois da chegada do artilheiro Frontini em 2014. Porém, o jogador permaneceu sendo parte importante do grupo, entrando muitas vezes no segundo tempo para cadenciar o jogo e dar uma nova movimentação ao ataque do Belo. O jogador também é reconhecido pelos discursos eloquentes nas preleções: suas palavras experientes fazem o elenco se motivar, compreender a importância das partidas e “suarem sangue” pelos torcedores.

Uma das bandeiras da nova gestão do Botafogo-PB é o reconhecimento aos ídolos do clube. A expectativa é de que alguma homenagem oficial seja feita à W9. Nas redes sociais, a torcida para que a memória de Warley no Botafogo-PB seja honrada é grande. É o reconhecimento ao jogador que foi de grande importância para o Botafogo-PB e para o futebol do estado de maneira geral.

Confira um vídeo feito por Roberto Bobi, na final da Série D de 2013, que mostra W9 em mais de um de seus discursos motivacionais:

 


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.