Policial

Após série de protestos por mortes em JP, comandante da PM da Paraíba garante ‘ordem’ e respeito a manifestações pacíficas de populares


03/09/2024

(Foto: Verinho Paparazzo/RTC)

Anna Barros/ Portal WSCOM

Nas últimas semanas, a capital paraibana apresentou um grande número de manifestações nas principais avenidas e rodovias da cidade. Na maioria dos casos, os manifestantes protestam por justiça em casos de assassinatos não solucionados e que, segundo estes, podem ter envolvimento da Polícia Militar.

Muitos desses protestos envolvem paralisação das pistas, com o exemplo mais recente do que ocorreu na manhã desta terça-feira (03), na avenida Ranieri Mazzilli. Na ocasião, quando o policiamento chegou no local, foi recebido com pedras lançadas por alguns dos manifestantes.

O coronel Sérgio Fonseca falou sobre a posição da polícia a partir dessas atitudes. “Se passa dos limites, aí sim a polícia vai utilizar a força proporcional e necessária. Primeiramente para garantir a ordem e para se proteger. Afinal, o policial militar é um profissional, é um cidadão que sai para trabalhar e jamais a gente vai admitir que alguém jogue pedras em um policial”, declarou.

Em muitos dos casos, as famílias e amigos das vítimas desejam chamar a atenção da mídia e da imprensa para o caso, para que este tenha mais notoriedade. Segundo o policial, se o protesto for feito de forma pacífica, não há motivos para agirem contra. “Se as pessoas forem e fizerem um protesto de forma pacífica, a polícia vai estar lá para preservar o local e garantir o direito de vida das pessoas. Se for alguma coisa que possa ser gerenciado, como eu disse, muitas vezes eles querem mais ver a questão de falar com a imprensa, logicamente a gente vai respeitar”, concluiu.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.