Economia

Após redução pela Petrobras, Sindipetro diz que gasolina terá aumento em junho na Paraíba por conta do ICMS


17/05/2023

Portal WSCOM

O Sindipetro-PB, entidade que representa a revenda de combustíveis na Paraíba, emitiu uma nota nesta quarta-feira (17) sobre a redução dos preços dos combustíveis pela Petrobras. A estatal petrolífera anunciou o fim do PPI como política de preços e a adoção de novos valores para gasolina e diesel.

A entidade ressalta que as distribuidoras já repassaram parte da redução aos postos de combustíveis, provavelmente pelo reposicionamento dos estoques. No entanto, o Sindipetro-PB afirma que cobrará das companhias a redução total feita pela Petrobras, para que o consumidor seja beneficiado.

O Sindipetro-PB alertou que, a partir do dia 1º de junho, haverá um acréscimo de 0,25 centavos no valor do litro da gasolina em virtude da mudança de alíquota do ICMS, conforme decisão do Comitê de Política Fazendária (CONFAZ).

A Secretaria da Fazenda da Paraíba informou ao WSCOM que não se trata de aumento de ICMS, mas de mudança de modelo de cobrança por determinação do STF e da CONFAZ e será nacional.

Leia a nota na íntegra:

‘Nota à Imprensa

A Petrobrás decidiu ontem (16/5) abandonar o PPI como política de preços da companhia petrolífera e anunciou novos valores para gasolina e diesel.

No caso da nova política a ser instituída pela Petrobras, os preços serão de mercado e não mais regidos pelos países membros da OPEP.

Sobre a redução dos preços da gasolina e diesel, já dentro da sua nova política da estatal, o impacto será de 0,29 na gasolina tipo C e no diesel de 0,39 centavos. No caso da gasolina, cabe o alerta que dia 1o de junho, em virtude da mudança de alíquota do ICMS, conforme decisão do Comitê de Política Fazendária (CONFAZ), o preço terá um acréscimo de 0,25 no valor do litro.

Hoje, as distribuidoras repassaram a revenda parte da redução, o que deve ter sido pelo reposicionamento dos estoques.

O Sindipetro-PB, entidade que representa a revenda, cobrará das companhias a redução total feita pela Petrobrás para que o consumidor seja favorecido.

João Pessoa, 17 de maio de 2023,

Atenciosamente,

A Diretoria’



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //