Política

Após denúncia de etarismo, presidente do PT da Paraíba diz que não foi procurado por Luiz Couto e cobra ‘nomes’


22/05/2025

Anderson Costa



Após as denúncias feitas pelo deputado federal Luiz Couto (PT) de que estaria sendo vítima de etarismo que vem sendo praticado por outros membros da sigla no estado, a direção estadual do Partido dos Trabalhadores da Paraíba afirmou que o parlamentar nunca havia feito críticas sobre o tema para nenhum e seus membros e que desconhece quem seriam os autores dos ataques que o parlamentar de 80 anos afirma ter sofrido.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Procurado pela reportagem do Portal WSCOM, o presidente estadual do Partido dos Trabalhadores da Paraíba, Jackson Macêdo, limitou-se a afirmar que nunca foi procurado pelo deputado octogenário e que sem que nomes tenham sido apresentados na denúncia feita por ele durante a denúncia feita na tribuna da Câmara dos Deputados, é difícil que se possa tomar medidas para combater a raiz do preconceito relatado pelo deputado federal.

“Insinuam que estou velho demais para continuar servindo ao povo, que posso até morrer no caminho. Espalham boatos, semeiam a dúvida e o medo entre os que sempre me apoiaram”, afirmou o deputado, demonstrando a sua insatisfação com as críticas que viria sofrendo por parte de correligionários. O deputado se defendeu e reafirmou sua crença na capacidade de exercer a política independente de sua idade. “A minha idade não é sinal de fraqueza, mas de experiência. São décadas dedicadas ao povo […] Não vou me intimidar com essas baixarias, não me curvarei diante daqueles que tentam me enfraquecer com mentiras e difamações”.

Etarismo

Segundo o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, o etarismo, podendo também ser chamado de idadismo ou ageísmo, é a discriminação etária e geracional é qualquer tipo de preconceito baseado na idade cronológica. Pode se manifestar em situações cotidianas como na desvalorização da experiência dos mais velhos e na falta de oportunidades para os mais jovens. O etarismo e o idadismo englobam atitudes discriminatórias contra pessoas ou grupos de qualquer idade, enquanto o ageísmo afeta especialmente indivíduos de idade mais avançada.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.