Paraíba

Após crime, UEPB retoma aulas parcialmente; prédio da Central Acadêmica segue fechado


11/04/2025

Portal WSCOM

As aulas presenciais na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) serão retomadas na segunda-feira (14) em três centros e no Complexo Administrativo do Câmpus I, em Campina Grande. No entanto, o prédio da Central de Integração Acadêmica Paulo Freire, cenário de um homicídio no início do mês, continuará interditado até o próximo dia 28.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

A paralisação parcial ocorre após o assassinato de Keine Diniz, de 40 anos, morto a tiros dentro de uma copiadora onde era sócio, no interior do prédio da central acadêmica. O caso, que chocou a comunidade universitária, aconteceu no dia 3 de abril, durante o horário de aulas. De acordo com a Polícia Civil, o crime foi motivado por ciúmes e envolveu o ex-marido da atual companheira da vítima.

Segundo a investigação, o autor dos disparos foi Flávio Medeiros, que não aceitava o fim do relacionamento com a ex-esposa e descobriu que ela estava se relacionando com Diniz. Após cometer o homicídio, ele tentou invadir a escola onde a mulher trabalhava e, em seguida, atirou contra a própria cabeça. Socorrido em estado grave, morreu no dia seguinte no Hospital de Trauma de Campina Grande.

Durante o atentado, um segundo homem foi baleado e segue internado em estado estável. Além disso, uma estudante se feriu ao pular do primeiro andar em pânico, e um idoso precisou de atendimento após um pico de pressão.

Diante da gravidade do episódio, a UEPB decidiu manter as portas fechadas da Central Paulo Freire até o fim de abril. Segundo a reitoria, esse prazo será utilizado para implantação de um Projeto Piloto de Segurança, com reforço no controle de acesso e novas medidas preventivas.

Entre as ações previstas estão o uso obrigatório de detectores de metais, controle nas entradas com vigilância reforçada e credenciamento de acesso para alunos, professores e servidores. Além disso, está em curso a substituição de toda a iluminação externa por lâmpadas de LED e a instalação de um sistema inteligente de videomonitoramento, em parceria com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) do Estado.

A instituição também confirmou rondas regulares da Polícia Militar e o aumento do efetivo de vigilância armada e motorizada em todo o Câmpus I.

Já retornam às atividades normais na segunda-feira os seguintes centros: **Ciências e Tecnologia (CCT), Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Ciências Jurídicas (CCJ)** e o setor administrativo da universidade.

A reitoria reforçou que o caso foi de natureza pessoal e não configura ataque à instituição ou aos estudantes. Mesmo assim, os protocolos de segurança serão atualizados em todo o campus como resposta institucional ao episódio.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.