Paraíba

Aplicativo da CMJP, ‘Mudamos’ concorre a prêmio nacional

EM SP


06/11/2017

Iniciativa inédita no mundo, o aplicativo ‘Mudamos’ concorre a um prêmio nacional nesta segunda-feira (6). Lançado em abril deste ano e adotado pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) em 9 de maio, de forma pioneira entre as Casas Legislativas do país, a iniciativa foi reconhecida com uma indicação ao ‘Prêmio Empreendedor Social’, promovido pelo jornal Folha de São Paulo em parceria com a Fundação Schwab desde 2005. É o principal concurso de empreendedorismo socioambiental na América Latina e um dos mais concorridos do planeta.

O objetivo do ‘Prêmio Empreendedor Social’, cuja solenidade acontece na noite desta segunda-feira (6), no Teatro Porto Seguro, em São Paulo (SP), é selecionar, premiar e fomentar os líderes socioambientais mais empreendedores do Brasil, que desenvolvam há mais de três anos iniciativas inovadoras, sustentáveis e com comprovado impacto socioambiental.

“Essa indicação já é um grande reconhecimento ao ‘Mudamos’, que é um caminho eficiente e seguro para que a população possa exercer a democracia direta, apresentando projetos e mobilizando assinaturas para que essas iniciativas cheguem até a nossa Câmara. Por isso, abraçamos o aplicativo de largada e ficamos felizes em participar dessa história”, comentou o presidente da CMJP, vereador Marcos Vinícius (PSDB).

Pauta: Conselho/Comunicação – Duas comissões temáticas do Conselho de Comunicação Social do Congresso reúnem-se pela manhã. À tarde, O conselho reúne-se para votar relatórios sobre o leilão da faixa de 700 MHz (ocupada por canais de TV em UHF) para a telefonia 4G e sobre o destino do programa A Voz do Brasil.

“Caso a gente ganhe, farei um agradecimento especial à Câmara Municipal de João Pessoa”, promete o cocriador do aplicativo, Ronaldo Lemos, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio), que desenvolveu o app, em parceria com o jurista Marlon Reis. “Não só pelo pioneirismo de ter adotado o ‘Mudamos’ antes de qualquer outra casa legislativa do país, mas pela parceria contínua, inclusive a parceria criativa, já que a ‘Virada Legislativa’ foi uma corealização conjunta entre a Câmara de João Pessoa e o ITS Rio”, acrescenta.

Ronaldo Lemos, inclusive, é um dos palestrantes do ciclo ‘Câmara Aberta: Diálogos da Democracia’, que celebra os 70 anos do Legislativo pessoense. O diretor do ITS Rio estará em João Pessoa no dia 21 de novembro para falar sobre o tema ‘Smart Cities – Cidades Inteligentes’, a respeito de como as cidades ficarão conectadas e passarão a utilizar a internet nas mais diversas atividades do dia a dia, tanto na esfera privada, quanto pública, e como os cidadãos devem se inserir nessa tecnologia para que sejam construídas cidades cada vez melhores.

Atualmente, seis iniciativas, criadas a partir da ‘Virada Legislativa’, esperam colher, cada uma, cerca de 2.500 assinaturas através do ‘Mudamos’ para se tornarem projetos de lei de iniciativa popular. Clique aqui para saber mais.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //