Futebol

API e Sindicato dos Jornalistas condenam censura ao WSCOM e repudiam Nelson Lira

CONTRA CENSURA


11/12/2013

O Portal WSCOM continua recendo apoio de jornalistas, órgãos que representam a categoria e leitores por causa do ocorrido com a jornalista Carla Braga. Enviada para cobrir a solenidade de apresentação dos jogadores do Botafogo-PB, nesta terça-feira, 10, a jornalista foi expulsa do local pela assessora de imprensa do Clube, Wênia Bandeira. 

Nestaquarta-feira (11), a Associação Paraíba de Imprensa (API) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Paraiba publicaram notas se solidarizando com os profissionais de comunicação do grupo WSCOM, em especial com a jornalista Carla Braga. “Além de agredir a liberdade da atividade profissional, a atitude do dirigente se manifesta de forma repetitiva, condição esta que merece o veemente repúdio desta entidade para que fato desta natureza não mais se repita”, ressalta a nota. O Sindicato dos Jornalistas exige que o dirigente peça desculpas à reporter e ao Portal.

Horas depois do ocorrido, o assunto já era debatido entre os jornalistas, sendo registrado em diversos programas de rádio.

A assessoria jurídica do Grupo WSCOM já foi acionada, e o objetivo é garantir que o autoritarismo do senhor Nelson Lira não resulte numa censura ao Portal WSCOM ou a qualquer outro órgão de imprensa do Estado da Paraíba e para que os internautas do Portal possam ter garantido o direito a informação garantido na Constituição.

Leia a nota da API na íntegra:

Nota

A API-Associação Paraíba de Imprensa vem de público hipotecar irrestrita solidariedade aos profissionais de Comunicação do Grupo WSCOM, em especial a repórter Carla Braga, diante da atitude inaceitável do presidente do Botafogo Futebol Clube, Nelson Lira, de impedir o trabalho nas hostes do time pessoense, uma vez que, não há argumento a justificar tamanha postura arbitrária, descabida nos tempos atuais.

Além de agredir a liberdade da atividade profissional, a atitude do dirigente se manifesta de forma repetitiva, condição esta que merece o veemente repúdio desta entidade para que fato desta natureza não mais se repita.

João Pessoa. 11 de dezembro
A Diretoria

SINDICATO DOS JORNALISTAS QUER QUE LIRA PEÇA DESCULPAS

SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS DO ESTADO DA PARAÍBA

NOTA DE REPÚDIO

Nesta última terça-feira (11/12), o Botafogo-PB realizou a apresentação de seu elenco de jogadores de futebol para a temporada 2014, ano em que o clube participará de várias competições, fruto dos êxitos alcançados em 2013. Foi um grande evento, que contou com a participação direta de seus torcedores e ampla cobertura da imprensa local.

Contudo, um veículo de comunicação teve seu acesso vetado à Maravilha do Contorno, sede do clube, onde se realizava a festa. A repórter Carla Braga, do WSCOM, foi orientada por representantes do clube a se retirar do local sob o argumento de que o portal está proibido de realizar reportagens sobre a equipe.

O pior é que, após este fato vir à tona, outros jornalistas contataram o Sindicato para se queixar da forma como o Botafogo-PB tem orientado sua assessoria de imprensa a abordar os colegas que realizam a cobertura do clube.

O Sindicato dos Jornalistas da Paraíba reafirma que qualquer tipo de censura, de proibição ao livre exercício profissional, deve ser combatido. Não é possível que um clube como o Botafogo-PB, com sua enorme torcida na Capital e que retoma seu protagonismo no futebol paraibano, alcançando até mesmo o título de campeão brasileiro da série D, proceda desta maneira com os profissionais da imprensa.

Também não é aceitável que este clube ou qualquer outra instituição selecione os veículos ou jornalistas para os quais vai fornecer informação jornalística. O interesse público se viabiliza, entre outros meios, pelo trabalho cotidiano da imprensa.

Esperamos que isso não se configure como uma política da Diretoria do Botafogo-PB, que este episódio não se repita e que Nelson Lira, presidente do clube, pronuncie-se com as devidas desculpas à jornalista Carla Braga e ao portal WSCOM.
 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //