Saúde

Apenas 42% dos jovens homossexuais não usam regularmente preservativos, diz gove

sexo


30/07/2013



Apenas 42% dos jovens homossexuais não usam regularmente preservativos no sexo, de acordo com o levantamento divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde nesta terça-feira (30). Os dados foram coletados durante a Parada LGBT de 2013 na cidade de São Paulo.

Entre o público do sexo feminino, 43,7% afirmaram nunca usar preservativos nas relações sexuais, enquanto entre as pessoas do sexo masculino esse percentual foi de 3,3%.

Segundo o levantamento, a principal justificativa para o não uso de preservativo é que elas acreditam que sexo entre mulheres não necessita este tipo de prevenção. Já entre os homens, parceiro fixo é o principal motivo para não usar camisinha.

Para a coordenadora do Programa Estadual de Saúde do Adolescente Albertina Duarte Takiuti, o não uso do preservativo pelos jovens não é por falta de informação, mas sim por insegurança.

— Com a falta de intimidade acabam negligenciando o uso do preservativo e não exige isso do parceiro, o que é um erro, pois ficam expostos a diversas doenças sexualmente transmissíveis.

Parceiro sexual

O levantamento também indicou que 33,3% dos jovens do sexo masculino e 16,7% do sexo feminino já ultrapassaram dez parceiros sexuais.

Do total de entrevistados, 87% acham que o público LGBT é mais vulnerável ou corre mais riscos que os heterossexuais e 20% citaram que as doenças sexualmente transmissíveis como o principal risco.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.