Saúde

Ao contrário do exposto no Fantástico, número de óbitos na Paraíba por Covid-19 está em queda, dizem pesquisadores da UFPB

01/08/2020


Da Redação / Portal WSCOM

Pesquisadores do Laboratório de Inteligência Artificial e Macroeconomia Computacional  (LABIMEC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) analisaram dados divulgados na edição do Fantástico do dia 12/07/2020,  que apontam a Paraíba entre os estados com casos crescentes de óbitos por Covid-19, análise repetida nas semanas seguintes. Os dados, segundo o Labimec, contradizem as indicações de arrefecimento e não de aceleração da doença no Estado.

Os pesquisadores  decidiram investigar a informação,  reproduziram a análise do Fantástico, feita por média móvel por 14 dias, e adicionaram, mais 2 janelas de média móvel, de 7 e 13 dias, a última delas para analisar o atraso em média entre a data da morte por covid-19 e sua confirmação pela Secretaria do Estado da Saúde da Paraíba (SES).

Segundo a pesquisa, a conclusão lógica e razoável desses valores é que, de fato, os óbitos na Paraíba são crescentes, mas há um problema com essa informação pois a SES divulga as informações das mortes por data de notificação e por data do óbitos.

“É mais razoável a agrupação por data do óbito, não por data de notificação, podemos ainda afirmar que a tendência de redução persiste ao delay de 13 dias observado na análise do perfil dos óbitos. Em outras palavras, é seguro concluir que os óbitos da paraíba decrescem. Destacamos ainda que, o período de máximo da série, coincide com a informação da previsão de pico divulgada em edição passada desse mesmo boletim”, diz o boletim, que aponta o gráfico abaixo como o mais correto:

Balanço da Covid-19 na Paraíba

Na quinta-feira, dia 23 de julho, a Paraíba apresentava 73.104 casos confirmados de Covid-19, 1.618 óbitos e 28.566 casos recuperados. Quando comparados aos dados do dia 30 de julho, exatamente uma semana depois, observa-se um aumento de 8.004 casos confirmados (variação de 10,9%), acréscimo de 167 óbitos (variação de 10,3%) e uma ampliação de 6022 casos recuperados (variação de 21,1%).

A mortalidade manteve-se no mesmo patamar no decorrer da semana. Na semana passada, tínhamos 2,2% de mortalidade, ante os mesmos 2,2% dessa semana. Os recuperados representavam 39,1%, aumentando para 42,6% essa semana.

A Paraíba possui uma taxa de casos graves em relação aos ativos de 0.44% enquanto que o Brasil de 1.32% e o mundo de 1.12%. Na Paraíba ocorreu redução de 0.105% da taxa de casos graves. A fonte para esta comparação é o WorldMeters e o valor reportado para o Brasil pode estar desatualizado. Desde o dia 08/05/2020 que o valor de 8.318 não se altera, enquanto que o número de casos ativos avançou em 552.919 casos, atingindo a marca de 632.192 casos ativos.

A pesquisa do Labimec é coordenada por Cássio da Nobrega Besarria e Maria Daniella de Oliveira Pereira da Silva e conta com o trabalho dos pesquisadores Daniel Brito Campesi, Flávio Macaúbas Torres Filho, Pierre Hítalo Nascimento Silva, Rodrigo Jovê Cesar Morales Ruiz e Wellington Charles Lacerda Nobrega.

Maurilio de Almeida

Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.