Política
Aniversário da professora Fátima Bezerra, a primeira governadora de origem popular do Estado do Rio Grande do Norte
17/05/2025

(Foto: Reprodução)
Portal WSCOM
Quarta-feira (21) de maio, às 17h30, será celebrada na Catedral de Santa Luzia em Mossoró-RN missa de aniversário da Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, professora Maria de Fátima Bezerra, filiada ao Partido dos Trabalhadores. A cerimônia eucarística será presidida pelo padre Antoniel Alves, pároco da Catedral de Santa Luzia.
PERFIL DA GOVERNADORA FÁTIMA BEZERRA
A governadora do Estado do Rio Grande do Norte, professora Maria de Fátima Bezerra (PT-RN), nasceu em 19 de maio de 1955 em Nova Palmeira, município brasileiro do Estado da Paraíba, localizado na Região Geográfica Imediata de Cuité-Nova Floresta.
Filha do artesão e tropeiro, vendedor que transportava os produtos montado em burros ou cavalos pelo interior do Nordeste, Severino Bezerra de Medeiros (Seu Severo) e da parteira Luzia Mercês do Amaral. O reconhecimento pelo trabalho da mãe é público. No ano seguinte à morte de Dona Luzia Mercês do Amaral, em 1998, a Creche Municipal de Nova Palmeira-PB recebeu o nome de Luzia Mercês do Amaral. Dona Luzia Mercês do Amaral participou da eleição de Fátima Bezerra em 1996 para a prefeitura de Natal.
Os seis filhos de Severino Bezerra de Medeiros (Seu Severo) e Dona Luzia Mercês do Amaral – Preta, Sebastião, Bêu “in memoriam”, Conceição, Fátima e Terezinha – dormiam nos colchões de palha e lã feitos pelo pai. Preta, a irmã mais velha, foi vice-prefeita e vereadora de Nova Palmeira. E a própria mãe, Dona Luzia, tinha o respeito dos políticos da região em razão do carinho popular conquistado pelos partos gratuitos que realizava nas adjacências.
Conceição vê algo da matriarca na irmã mais famosa. “Fátima hoje é essa mulher que – eu digo muito a ela – faz o que minha mãe fazia, só que de outra forma, com outra roupagem. A vida dela é trabalhar pelo povo”, diz com orgulho da mãe e da irmã.
Caçula da família, Terezinha Bezerra lembra do carinho de Seu Severo com Fátima e lamenta o fato do patriarca não ter conseguido acompanhar a trajetória política da filha:
– “Meu pai faleceu em 1981, infelizmente não viu Fátima vencer. Ele só a chamava de “Neguinha”. Era a “Neguinha” de Seu Severo. Ele dizia: “essa Neguinha ainda vai fazer muito sucesso, essa Neguinha ainda vai trazer muito dinheiro pra mim”. Fátima se destacava desde pequena, era quem fazia as coisas”, disse Terezinha Bezerra.
Quando soube que uma tia paterna morava em Natal-RN, arrumou as malas e chegou na capital do Rio Grande do Norte na segunda metade dos anos 1970 para terminar os estudos. A irmã de Seu Severo morava na rua Galdino Lima, Bairro das Quintas, Zona Oeste, e foi o primeiro endereço da menina de Nova Palmeira em Natal. Fátima Bezerra sempre teve apreço pela Educação, mais tarde sua bandeira de militância e de vida.
As dedicações aos estudos levaram Fátima Bezerra a se tornar pedagoga graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 1980. No primeiro concurso para a rede municipal, Fátima Bezerra foi aprovada em 1º lugar e ainda foi aprovada no concurso da rede estadual. Como professora da Escola Estadual Café Filho, Fátima Bezerra foi apresentada a um novo mundo: o do sindicalismo e ao do recém-fundado Partido dos Trabalhadores. Foi presidenta (1991-1994) do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN. Filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde 1981, Fátima Bezerra elegeu-se deputada estadual do Rio Grande do Norte por dois mandatos: em 1994, com 8. 347 votos; e em 1998, com 30. 697 votos.
No ano de 2002, Fátima Bezerra candidatou-se ao cargo de deputada federal pelo Rio Grande do Norte e conseguiu eleger-se com a melhor votação de seu estado, alcançando a soma de 161. 875 votos .Em 2006, foi reeleita com 116. 243 votos e, em 2010, com 220. 355 votos, ano em que obteve a quinta melhor votação proporcional do país, além de ter alcançado a maior votação que um deputado já recebeu no Rio Grande do Norte.
Em 2014, candidatou-se ao cargo de senadora pelo Rio Grande do Norte. Vencendo a ex-governadora Wilma de Faria do PSB, Fátima Bezerra conseguiu eleger-se com a soma de 808. 055 votos, representando 54,84% dos votos válidos.
Nas eleições estaduais de 2018, Fátima Bezerra candidatou-se ao governo do Rio Grande do Norte pela coligação Do Lado Certo composta pelo PT, PC do B e PHS, tendo como vice o advogado, filiado ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Antenor Roberto, atual Procurador-Geral do Estado. No primeiro turno, ficou em 1° lugar ao alcançar 748. 150 votos (46,17% dos votos válidos). No segundo turno, foi eleita governadora do Estado com a soma de 1. 022 910 (57,60% dos votos válidos), tornando-se a detentora da maior votação dentre todos os governadores eleitos na história do Rio Grande do Norte.
Já nas eleições estaduais de 2022, Fátima Bezerra confirmou seu amplo favoritismo apontado nas pesquisas e venceu a corrida eleitoral no primeiro turno, com 1 066 314 votos (58% dos votos válidos), com uma vantagem de quase 660 mil votos em relação ao segundo colocado, Fábio Dantas. É a primeira governadora de origem popular no Rio Grande do Norte, estado que já contou com outras duas mulheres na chefia do Poder Executivo (Wilma de Faria “in memoriam” e Rosalba Ciarlini Rosado), mas ambas ligadas à famílias tradicionais e oligarquias locais.
A chegada da governadora Fátima Bezerra ao governo do Rio Grande do Norte representa um marco do ponto de vista político, porque quebrou um ciclo de mais de cinco décadas de governos de perfil conservador, reacionário e oligárquico, voltados para atender os interesses de uns poucos privilegiados em detrimento dos interesses da maioria.
A governadora Fátima Bezerra representa a força da mulher nordestina, trabalhadora e comprometida com as causas populares.
A governadora Fátima Bezerra tem conduzido o Rio Grande do Norte com coragem, determinação, espírito público, responsabilidade e sensibilidade social, enfrentando desafios históricos e construindo um RN mais justo, digno e solidário para o povo norte-rio-grandense.
A vida inteira dedicada à Política, tem atuado ao lado da sociedade, em defesa da classe trabalhadora, das minorias e dos excluídos. Seu maior empenho é pela justiça social e a igualdade de direitos.
“A vida política de Fátima Bezerra é marcada pelo diálogo, a trajetória dela é de vitória. Uma pessoa que chegou sem estruturas maiores, se fez por ela mesma. Fátima sempre soube ouvir”, disse o ex-deputado estadual, Leonardo Arruda “in memoriam”.
“O que mais se destaca em Fátima é a sua incansável determinação em alcançar aquilo que se propõe, enfrentando todos os obstáculos”, destaca o deputado federal, Fernando Mineiro (PT-RN).
Inspiram cotidianamente a governadora Fátima Bezerra a seguir a luta: a primeira mulher a ocupar o cargo de deputada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, e por extensão, também a primeira deputada estadual mulher no Brasil, Maria do Céu Fernandes; a primeira mulher a ser eleita prefeita de um município na América Latina,ex-prefeita de Lajes-RN, Alzira Soriano; a indígena potiguara conhecida na história brasileira pela sua participação nas batalhas contra as invasões holandesas no Nordeste, Clara Camarão; a educadora, escritora e poetisa brasileira. Primeira na educação feminista no Brasil, com protagonismo nas letras, no jornalismo e nos movimentos sociais. Defensora de ideais abolicionistas, republicanos e principalmente feministas, Nísia Floresta; poetisa, nascida em Macaíba, Auta de Souza; a professora e primeira eleitora de que se tem registro oficial e inequívoco, no Brasil ao votar em 5 de abril de 1928 na cidade de Mossoró-RN; Celina Guimarães Viana e a cantora, contadora de histórias e romanceira brasileira, Militana Salustino do Nascimento (Dona Militana) e todas as mulheres potiguares e brasileiras.
Parabéns, Governadora Fátima Bezerra. Desejo saúde e vida longa.
Abdias Duque de Abrantes – Advogado, jornalista, servidor público do Estado do RN, graduado em Jornalismo e Direito pela UFPB e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Potiguar (UnP), que integra a Laureate International Universities.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.