Automobilismo

Andretti aguarda resposta rápida da FIA para ingressar F1

Ex-piloto é dono de uma das principais equipes da Indycar e deseja colocar segunda equipe americana no grid da D1


27/02/2022

Grande Prêmio

Após o ex-campeão de Fórmula 1 Mário Andretti anunciar que o seu filho o ex-piloto e chefe de equipe Michael Andretti havia solicitado para a FIA (órgão máximo do automobilismo mundial) o direito de criar uma equipe para disputar o Campeonato Mundial de Fórmula 1 os fãs e a imprensa seguem apreensivos sobre novidades.

Neste domingo (27), Michael Andretti abordou novamente o assunto e disse ter esperado uma aprovação da FIA ainda em janeiro, além de revelar que já existe um acerto em andamento com um fabricante de motores — a Renault.

O americano afirmou que segue esperando por uma resposta da entidade, mas pediu atenção ao caso para que a equipe comece a se preparar com antecedência para uma possível entrada na categoria.

“Acho que cumprimos cada requisito”, explicou Michael Andretti. “Estamos muito adiantados com um fornecedor. Não tem nada que trave nossa aceitação. Mas nossa questão é que o relógio está correndo, então precisamos colocar isso em andamento o mais rápido possível. Dois anos parece muito tempo, mas não é”, salientou.

“Temos muito a fazer, muito a construir”, prosseguiu. “Falamos com muitas pessoas, estão apenas observando de fora e esperando como as coisas vão acontecer e poderemos construir um time bastante crível. Estou animado para receber a aprovação, queremos entrar bonito”, animou-se.

Michael ainda aproveitou para abordar as preocupações expostas pelo chefe da Mercedes, Toto Wolff, sobre uma “diluição” do dinheiro recebido pelas dez equipes atuais do grid da F1, que precisariam dividir suas ‘fatias do bolo’ com a nova concorrente.

“Toto [Wolff] estava falando: ‘O que você traz à mesa?’ Acho que trazemos muito”, respondeu. “E acho que vamos trazer muito mais do que estaremos diluindo”, afirmou.

Enquanto a Fórmula 1 segue buscando entrar de vez no mercado dos Estados Unidos, algumas ações da Liberty Media nos últimos anos aproximaram a categoria do povo americano — como a série ‘Drive to Survive’, por exemplo. No entanto, o grid não tem nenhum piloto estadunidense, algo que a Andretti pode mudar a partir de 2024 com a entrada de Colton Herta, atualmente titular na Indy.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.