Paraíba

ANA ignora protestos e mantém comportas do açude de Coremas abertas para RN

COMPORTAS


28/04/2017

As comportas do açude de Coremas estão abertas há uma semana e parece que vão continuar. A pesar dos protestos da população local por três dias consecutivos na semana passada e os apelos dos vereadores coremenses durante audiência pública no último sábado, 22, a ANA (Agência Nacional de Águas) manteve sua decisão de retirar água do reservatório.

A revolta da população se dá porque o açude praticamente secou com a falta de chuvas no ano passado. Com as últimas chuvas, chegou ao seu volume de 42,7 milhões de m³ de água, o que representa apenas cerca de 8% de sua capacidade máxima.

Como já está se encerrando a temporada chuvosa na região, a expectativa é que o reservatório não aumente mais substancialmente seu volume, e, ao contrário, tenha seu nível reduzido drasticamente em função da grande demanda e entre em colapso nos próximos meses.

A populção promete novas lutas contra a medida. Desde a construção do reservatário, na primeira metade do século passado, Coremas distribui água para grande parte do estado e do Rio Grande do Norte, mas a própria cidade não tem água tratada e até falta água em alguns pontos urbanos em função da precariedade do sistema adutor.

Outro grave problema é que deixaram o rio Piancó fora do projeto atual da transposição das águas do São Francisco, prejudicando diretamente o maior reservatório do estado. 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //