Paraíba

Alunos do projeto Ação Social pela Música embarcam rumo a São Paulo e se apresentam no Theatro Municipal

Na capital paulista, além da apresentação, o grupo terá uma programação que inclui ensaios para o concerto.

06/09/2019


Imagem reprodução

Cerca de 42 crianças e adolescentes do projeto Ação Social pela Música de João Pessoa embarcam nesta sexta-feira (6) para São Paulo, onde se apresentam no próximo domingo (8), às 12h, no Theatro Municipal, abrindo o concerto da Orquestra Bachiana Filarmônica, regida pelo maestro João Carlos Martins, que convidou o grupo para participar do evento, quando esteve em João Pessoa como convidado especial da 6ª edição do Festival Internacional de Música Clássica, em 2018.

 

As crianças e adolescentes embarcam às 4h20 do Aeroporto Castro Pinto, na região metropolitana de João Pessoa, e devem desembarcar no Aeroporto de Guarulhos às 7h30. Em São Paulo, além da apresentação, o grupo terá uma programação que inclui ensaios para o concerto, uma visita guiada ao Museu do Catavento e um passeio pela Avenida Paulista. O retorno acontece na segunda-feira (9), com previsão de chegada no Aeroporto Castro Pinto às 17h40.

 

“No Aeroporto Castro Pinto, embarcamos para São Paulo rumo a realização do sonho de 42 crianças que participam do Projeto Ação Social pela Música desenvolvido pela Funjope em comunidades de João Pessoa, que estarão mostrando seu talento em concerto especial neste domingo no Teatro Municipal de São Paulo, com regência do Maestro João Carlos Martins”, disse o presidente da Fundação Cultural, Maurício Burity.

 

Os alunos viajam com autorização dos pais e da Vara da Infância e Juventude, na companhia de coordenadores, professores e membros da equipe de apoio, os quais serão uma espécie de monitores de pequenos grupos de alunos, com o objetivo de dar mais segurança nos deslocamentos nos aeroportos, restaurantes e passeios culturais que serão realizados.

 

No concerto no Theatro Municipal de São Paulo, os 42 alunos – 14 da unidade do Alto do Mateus e 28 da unidade de Mangabeira –, que estudam instrumentos de corda (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), serão regidas pelos maestros Samuel Galvez Espinosa e Hector Rossi, coordenadores das unidades de Mangabeira e Alto do Mateus, respectivamente, e pelo maestro João Carlos Martins.

 

Nesta apresentação, a primeira que fazem fora Estado, os alunos vão executar músicas que fizeram sucesso nas telas do cinema e TV como “Games of  Thrones” (Ramin Djawadi), “The Avengers” (Alain Silvestri) e pérolas do repertório Armorial, como “No Reino da Pedra Verde” (Clóvis Pereira) e “Toada e Desafio” (Capiba), dentre outras composições.

 

Ação Social pela Música – O projeto é mantido integralmente pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através de sua Fundação Cultural (Funjope), atendendo crianças e adolescentes com idade de 6 a 16 anos, aliando o ensino da música à educação formal, num sistema de jornada complementar à escola.

 


Portal WSCOM



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.