Educação

Alunos de Direito da UFPB ocupam segundo lugar geral em evento sediado em Washin

Educação


29/05/2014

A Universidade Federal da Paraíba se destaca em mais um evento de reconhecimento internacional. Desta vez, alunos do curso de Direito da UFPB ocuparam o segundo lugar geral da Competição Interamericana de Direitos Humanos, conquistando um espaço de grande importância na área.

O evento sediado na American University, Washington College of Law, aconteceu do dia 18 ao dia 23 de maio e reuniu alunos e graduados de vários países e estados brasileiros. A competição trata-se de uma simulação de julgamento baseada no Sistema Interamericana de Direitos Humanos onde a mesma oferece aos estudantes a oportunidade de estudar o sistema regional de direitos humanos por meio da análise de um caso hipotético e a oportunidade de interagir diretamente com atores-chave do sistema.

As universidades participantes se inscrevem e selecionam seus representantes para enviar à disputa. Pela UFPB, este ano, os alunos encarregados de defender o Estado foram Daniel de Macedo Soares e Marcella Torres, ambos estudantes do décimo período do curso de Direito.

"É o terceiro ano de participação da UFPB. Ano passado ficamos em 5º lugar e ganhamos o prêmio de melhor Memorial do Estado, e esse ano em primeiro lugar dos representantes do Estado, sendo segundo lugar geral do evento", comenta Marcella.

A competição contou com a participação de 98 universidades que representavam os mais variados países, como por exemplo Peru, México, Colômbia entre outros.

Na disputa os alunos assumem a posição de defensores das “vítimas” e desempenham a função que a American University designa para cada um dos  representante. Os alunos ainda possuem treinamentos no período prévio da competição.

“Tivemos como treinadores nosso amigo Victor Machado, orador no ano passado, e o professor Robson Antão. Além disso a UFPB contou com a presença das professoras Luiza Rosa Barbosa e Maria Luiza Alencar, diretora do CCJ, que exerceram o papel de juízas. Ano que vem eu e Daniel pretendemos participar do evento como treinadores, levando a equipe da UFPB para mais uma final!”, afirma a estudante de direito.

Como finalistas da Competição Inter-American Human Rights Moot Court Competition, os representantes da Universidade Federal da Paraíba foram julgados por escritores de direitos humanos e também pelo secretario executivo da comissão interamericana de Direitos Humanos, trazendo orgulho para o Estado ao conquistar o segundo lugar geral de uma competição de caráter internacional do Direito.

Solenidade :

Os alunos Daniel De Macedo Soares e Marcella Torres participarão esta quinta-feira (29), a partir das 19h,  de um Evento Sobre Clínicas de Direitos Humanos, no auditório do CCJ, na UFPB. 

 

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.