Educação

Alunos da Escola Municipal Dom Marcelo Pinto Carvalheira apontam quais melhorias

OPCA


30/07/2014



Nesta quarta (30) e quinta-feira (31), será a vez dos alunos da Escola Municipal Dom Marcelo Pinto Carvalheira, no bairro do Valentina Figueiredo, participarem das atividades do projeto Orçamento Participativo da Criança e do Adolescente (OPCA). A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria Executiva do Orçamento Participativo nas escolas municipais, com a finalidade de estimular o protagonismo cidadão dos alunos na indicação de melhorias para a escola na qual estudam, bem como para a comunidade onde moram.

Este ano, participam das atividades os 25 alunos da escola, que foram eleitos conselheiros durante o ciclo do OPCA do ano passado. “É preciso mudar a concepção de que a escola tem pouca participação nos processos de transformação social. Na verdade, esse espaço de aprendizado é um importante instrumento de democratização e integração de onde podem surgir ideias transformadoras”, afirma o secretário-executivo do Orçamento Participativo, Hildevânio Macedo.

A programação do OPCA na escola é dividida em duas partes. No primeiro dia é realizada uma formação sobre cidadania, já no dia seguinte acontece uma plenária para o monitoramento das demandas eleitas no ano anterior.
Os alunos também terão oportunidade de debater com representantes da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec) sobre os problemas e as necessidades do ambiente escolar. No ano passado, 326 alunos participaram da eleição das prioridades da escola e escolheram a revisão elétrica e hidráulica, aquisição e instalação de câmeras como as demandas mais importantes.


Importância da participação
– O OPCA, assim como o OP Mulher e o OP Online, é mais um instrumento criado pela Secretaria do Orçamento Participativo com intuído de ampliar os mecanismos de participação popular na cidade de João Pessoa.

Hildevânio Macedo defende que esta ação tornará os estudantes, que participarem dela, em adultos mais conscientes da sua importância e do próprio poder como agente transformador da sociedade.

O diretor de planejamento da Secretaria do Orçamento Participativo, Cleudo Gomes, também defende que um dos principais méritos do OPCA é justamente o seu alcance, que vai muito além do ambiente escolar. “O OPCA visa mostrar às crianças e adolescentes o que significa cidadania no seu sentido mais amplo, ou seja, permitindo que eles participem efetivamente das decisões sobre o funcionamento da escola e futuramente participem ativamente nos processos de transformação social da cidade, pro meio de instrumentos de participação social”, defende.



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