Educação

Alunos da Educação Infantil de Cabedelo apresentam projeto sobre matemática e te

Educação


18/09/2014

{arquivo}A  Secretaria de Educação do Município de Cabedelo realizou terça-feira (16), a apresentação do “Projeto Tic Tac – Aprendendo sobre o tempo e outras noções matemáticas”. O evento aconteceu no Teatro Santa Catarina e reuniu alunos e professores da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino.

O Projeto Tic Tac é um trabalho coletivo com creches e escolas voltado para a educação infantil, compreendida entre 0 a 5 anos, e tem o objetivo de trabalhar nas crianças os conceitos matemáticos e noções sobre o tempo, além de envolver os familiares na vivência dos alunos durante as apresentações.

O projeto teve início no mês de julho em ove creches e 11 escolas de Cabedelo. A iniciativa envolve cerca de 1.200 alunos e 200 educadores, que vêm desenvolvendo atividades com as crianças ao longo de três meses.

“A principal importância deste projeto é colocar a educação infantil em evidência. As crianças nessa faixa etária estão com o papel principal, pois são com elas que iniciamos o processo educativo. Além disso, a ação proporciona a esses alunos contato com o ambiente do teatro e desenvolve neles o social, a autonomia, a desenvoltura e a autoestima”, destacou Nadja Araújo, coordenadora de Educação Infantil e articuladora do Selo Unicef no município.

Cada instituição teve seu momento para fazer uma apresentação no palco do Teatro. Houve apresentações de músicas e narrações sobre os temas relacionados ao projeto: Tempo de brincar, tempo de aprender, tempo de nascer com saúde, tempo de se alimentar bem, tempo de incluir, tempo de comunicar, tempo de brincar, tempo de cuidar e tempo de estar na creche.

Além das apresentações, as instituições tiveram como atividade construir um relógio sobre a temática desenvolvida para expor durante a apresentação.

“O trabalho desenvolvido com a minha turma teve uma aceitação muito boa, porque trabalhei o lúdico, a brincadeira, a música, a poesia e eles absorveram com muita intensidade. Foi muito bom produzir esse projeto com eles”, afirmou Ângela Faleiro, professora de Educação Infantil da Associação Frei Gregório.

Muitas mães estiveram presentes ao Santa Catarina para prestigiar o trabalho das crianças. Sayonara Cristine, mãe de aluno da Creche Pequeno Príncipe, destacou a importância da realização de projetos como esse. “É muito importante, não apenas para as escolas, mas também para as crianças, porque elas se sentem mais estimuladas com um trabalho diferente. A gente vê mesmo a empolgação delas”, disse.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.