Automobilismo

Alonso faz o melhor tempo em treino atrapalhado pela chuva

Chuva


22/05/2014

 Depois de ver as Mercedes dominando o primeiro treino livre em Mônaco, Fernando Alonso esboçou uma reação e fez o melhor tempo nesta tarde de quinta-feira em Monte Carlo. O espanhol da Ferrari superou as adversidades da pista, que esteve molhada durante a maior parte da movimentação e, no final, conseguiu marcar a volta mais rápida desta sessão vespertina.

Pela manhã, as nuvens carregadas no céu de Mônaco já indicavam que teríamos chuva no decorrer do dia. Como esperado, ela veio no início do treino da tarde. Com a pista molhada, a movimentação foi fraca durante grande parte da segunda sessão. Para se ter uma ideia, praticamente só tivemos muitos carros na pista quando restavam cerca de trinta minutos para o fim. Antes disso, apenas alguns pilotos ousaram deixar os boxes com os pneus de intermediários.

Com a pista mais seca no fim do treino, os pilotos passaram a sair e tentar marcar tempos. Como haviam poucos minutos até a bandeira quadriculada ser agitada, tivemos uma espécie e “happy hour” restando dez minutos para o fim do treino. Assim, vimos a pista cheia e várias mudanças na tabela de tempos. Quem se deu melhor foi Alonso, que completou sua melhor volta em 1min18s482, quase meio segundo mais rápido que a Mercedes de Lewis Hamilton.

Por falar no britânico, ele voltou a mostrar um bom desempenho. Apesar do pouco tempo de pista, marcou o segundo tempo mais rápido, fechando 1min18s901. Obviamente, pela superioridade dos carros da Mercedes, esperava-se que Lewis e Nico Rosberg estivessem nas primeiras colocações, mas a chuva mudou os planos do time de Brackley. Entretanto, quem sofreu mais com a chuva foi o alemão do carro #6, que terminou apenas na vigésima colocação.

Assim como fez no treino matinal, Sebastian Vettel voltou a terminar a sessão entre os cinco primeiros colocado. A notícia boa para o piloto da RBR é que ele melhorou a sua posição, concluindo a sessão da tarde com o terceiro tempo. Já o companheiro do tetracampeão, Daniel Ricciardo, que havia fechado a manhã em terceiro, fez apenas o nono tempo nesta segunda sessão.

A surpresa entre os primeiros colocados acabou ficando por parte do francês Jean-Éric Vergne. Com sua Toro Rosso, o companheiro de Daniil Kvyat aproveitou a pista seca no fim da sessão e concluiu sua volta em 1min19s351, o quarto tempo mais rápido da tarde. Logo atrás dele apareceu Valtteri Bottas, da Williams, com 1min19s421.

Sergio Pérez e Nico Hulkenberg, da Force India, também aproveitaram bem o pouco tempo de pista seca neste segundo treino livre. Os dois figuraram entre os primeiros colocados na reta final da sessão, mas acabaram caindo para a sexta e sétima posições respectivamente. Kevin Magnussen (10º) completou o top 10.

Assim como aconteceu pela manhã, Felipe Massa voltou a decepcionar no resultado final. Nos últimos minutos, ele até chegou a estar no top 5, mas concluiu a sessão apenas na décima primeira colocação. Agora, o brasileiro precisa melhorar o desempenho do seu carro para o sábado e para a corrida, no domingo.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //