Futebol

Alexandre Pato terá cuidado especial para evitar lesões no Corinthians

No Timão


05/01/2013



Alexandre Pato terá cuidados especiais do departamento de preparação física e fisiologia tão logo seja apresentado oficialmente como jogador do Corinthians. Ele vai seguir à risca um trabalho à parte, individualizado, cujo objetivo é evitar que as lesões musculares que sofreu nos últimos três anos não se repitam.

Pato fará exames médicos provavelmente no dia 10, mas o Corinthians está "calçado" com informações médicas a respeito do jogador. Antes de anunciar a contratação, o clube, que pagará R$ 40,5 milhões ao Milan, ouviu os médicos do clube italiano e também José Luís Runco, que conviveu com Pato na seleção.

Além disso, um relatório sobre a real condição física de Pato foi considerado crucial na contratação: o feito pelo fisiologista Turíbio Leite de Barros, que examinou o atacante antes da disputa dos Jogos de Londres.

"Nesse relatório traçamos um caminho de recuperação, que é o de fortalecimento muscular, e acho que no Corinthians ele (Pato) vai se beneficiar mais disso do que no Milan. Lá a conduta é um pouco diferente", disse o fisiologista ao Estado.

Para Turíbio, que o avaliou a pedido do próprio jogador, Pato não tem lesão crônica. "Lesões musculares deixam cicatrizes e às vezes o atleta entra num círculo vicioso de contusões."

O fisioterapeuta do Corinthians, Bruno Mazziotti, acredita que fará um "grande trabalho" no que diz respeito à recuperação do atacante, mas disse que não será uma tarefa fácil. Segundo ele, o principal problema de Pato é a falta de uma boa sequência de jogos.

Apesar de o atacante estar no meio da temporada europeia – vinha treinando no Milan –, ele passará por um período de adaptação. "A ideia não é contar com ele nos primeiros jogos do ano, a necessidade é de retomada de confiança. Não temos pressa nem prazo para isso."

O primeiro jogo oficial do Corinthians na temporada será disputado no dia 20, na estreia no Campeonato Paulista, em Jundiaí, contra o Paulista. Mas nessa partida os jogadores titulares estarão em campo.

Eles só voltam aos treinos no dia 14 e é bem provável que Pato já esteja ao lado dos campeões mundiais – o atacante deve ser apresentado no dia 12, embora o clube não confirme.

Tanto Pato quanto os jogadores considerados titulares serão preparados para estar em condição de jogo na estreia na Libertadores, no dia 20 de fevereiro, na Bolívia, contra o San José.

Pato se despediu ontem dos agora ex-companheiros de Milan e chegará ao Brasil na semana que vem. "Vou para o Brasil para ter a possibilidade de jogar com continuidade."

A meta do atacante é, em ano de Copa das Confederações, retornar à seleção brasileira.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //