Notícias

Alegria, orgulho, brilho e protagonismo marcam a III Parada LGBTQIAPN+ de Cabedelo


01/10/2023

Foto: Secom-Cabedelo

Em meio às mensagens de respeito, brados contra o preconceito, apelos pelo cessar da violência física ou invisível praticada no dia a dia contra milhares de pessoas de diversos gêneros, estava lá, a alegria sem pudor ou medo e travestida em cores e brilhos para gritar por seu orgulho.

Na noite deste sábado (30), a III Parada LGBTQIAP+ de Cabedelo, promovida pela Prefeitura Municipal de Cabedelo, por intermédio das secretarias municipais de Cultura (Secult) e de Políticas Públicas para Mulheres e Diversidade Humana (SEPMDH), tomou a Praça Getúlio Vargas novamente de um colorido todo especial.

Milhares de pessoas participaram e prestigiaram uma grande festa, que contou com shows musicais, eleição da Rainha da Parada e muita diversão. A Prefeitura ofereceu toda estrutura e apoio logístico do evento, com aluguel de palcos, tendas de apoio, sonorização, iluminação, contratação das atrações, premiação do concurso, além da participação dos efetivos da Guarda Metropolitana de Cabedelo, Bombeiros da Defesa Civil e agentes da secretaria de Mobilidade Urbana.

“Essa parada só demonstra que a cidade de Cabedelo exige respeito. Exigimos respeito para todas as pessoas, independentemente de suas orientações sexuais. A atual gestão reformulou a estrutura administrativa da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e incluiu a Diversidade Humana para que pudéssemos acolher a todos, em especial, aos casos de violência, assédio e todo tipo de assistência. E esse evento é para dar mais importância ao respeito. Algumas pessoas podem até não gostar, mas todas têm que respeitar”, destacou a primeira dama do Município, Daniella Ronconi, que participou do júri no concurso Rainha da Parada.

A Parada do Orgulho LGBTQIAP+ em Cabedelo é um marco no incentivo à valorização multicultural e combate à LGBTFobia e Homofobia desde o ano de 2019, quando ficou instituído – pela Lei nº 1.963 do dia 31 de agosto – o Dia Municipal contra a Homofobia.

A atual gestão municipal reafirma o compromisso no desenvolvimento de políticas públicas que contribuam para o fortalecimento de ações que valorizam o público LGBTQIAP+, expressando a busca por direitos, respeito e inserção na sociedade de forma efetiva e igualitária.

“Foi uma noite de muita alegria e com atrações incríveis. E estamos muito felizes por todo apoio da atual gestão. Me sinto honrada em participar desse momento de empoderamento em que todos exigem respeito, empatia e amor. E reafirmo que a nossa Secretaria está de portas abertas para o público LGBTQIAP+, com uma equipe multiprofissional à disposição”, ressaltou a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres e Diversidade Humana, Camila Holanda.

“Essa é mais uma ação afirmativa da Prefeitura de Cabedelo e a ideia é que a gente possa, cada vez mais, desenvolver projetos que fortaleçam as políticas públicas, que combatam o preconceito e a homofobia e que promovam não só a diversidade humana como também a diversidade cultural”, frisou o secretário de Cultura, Igobergh Bernardo.

Concurso e shows – A 3ª edição da Parada LGBTQIAP+ de Cabedelo teve início com a realização do concurso Rainha da Parada, que contou com toda elegância e irreverência das participantes. Com premiação em dinheiro e direito a faixa e coroação, o 1º lugar ficou com Laryssa Rachelly, seguida por Lohanny Lorenzzi e Giovanna  Rachelly.

“Tivemos muito trabalho e dedicação e só tenho a agradecer a todos e ao júri por ter confiado em mim o título de Rainha da Parada em Cabedelo. No próximo ano estarei aqui para passar a faixa e a coroa, porém, até lá estaremos representando a causa do público LGBTQIAP+”, comemorou a nova rainha, após receber a premiação.

A festa contou, ainda, com muita música e animação. A DJ Toinha abriu a noite com uma performance cheia de luz, ritmo e agito. E o show de encerramento ficou por conta da multiartista Bixarte, que deu seu recado e foi ovacionada a cada poesia ou música que contagiou e emocionou os presentes.

“É super importante entender que uma travesti viva no palco em qualquer circunstâncias é motivo de aplausos! Cabedelo está de parabéns demais, não só por trazer o espetáculo ‘Traviarcardo’ para a cidade, mas por incentivar a arte periférica travesti preta e por colocarem nossas pautas em evidência. Me sinto muito lisonjeada de ter sido convidada, e de poder trazer para essas meninas trans a possibilidade do sonho. Meu show fala sobre sonhar, sobre entender que há possibilidade de criar uma nova história, sem ser a prostituição, a morte e o tráfico. A gente também pode ser artista e cantar numa parada, a gente também pode ganhar dinheiro vendendo a nossa arte, não só o nosso corpo, porque é isso que a cisgeneridade coloca sobre nós”, arreamtou Bixarte.

Secom-Cabedelo


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.