Brasil & Mundo

Aguinaldo cumpre agenda na Europa

Europa


20/05/2013

 Durante esta semana, o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), estará em Madri, Barcelona e Berlim. A programação prevê vários encontros técnicos com autoridades das áreas de mobilidade urbana, habitação e saneamento. “Esta é uma oportunidade para trocar experiências e conhecer novas tecnologias que poderemos adaptar ao modelo brasileiro”, disse o ministro.

O primeiro compromisso será um encontro com o diretor geral de desenvolvimento estratégico do Centro de Controle do Metrô de Madri, Tobias Zisk. Durante o encontro, Zisk vai mostrar ao ministro como funciona o modelo de operação e manutenção do metrô de Madri, comentar sobre o custo médio para implantação do sistema, entre outras questões técnicas.

O ministro também conhecerá o Metrô Ligero, uma espécie de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), integrado ao metrô de Madri. Ainda pela manhã, ele estará com empresários espanhóis da área de construções ferroviárias.

Outro compromisso será com a Câmara de Comércio Brasil Espanha (CCBE). O ministro almoçará com o presidente da CCBE, José Gasset Loring e outros 11 empresários espanhóis. Em seguida, ele embarcará para Barcelona, onde cumprirá uma agenda de trabalho na terça-feira (21/05) e quarta-feira (22/05) no Salão Internacional da Construção (Construmat).

Durante o evento, Aguinaldo Ribeiro fará uma palestra na terça-feira para 100 empresários sobre o programa Minha Casa, Minha Vida. No mesmo dia, terá um encontro com representantes da Câmara de Comércio Brasil-Catalunha e uma reunião bilateral com o vice- ministro da Construção de Cuba, Angel Vilagarut Montes de Oca. Também está previsto um encontro com Antoni Vives, responsável pelas áreas de urbanismo, infraestrutura e meio ambiente da cidade da prefeitura de Barcelona.

Antes de viajar para Berlim, na quarta-feira (22/05), o ministro Aguinaldo Ribeiro terá uma reunião para discutir a proposta do Brasil sediar a Smart Cities Summit. Este evento tem como objetivo debater várias questões sobre o desenvolvimento sustentável das cidades, propor soluções e implementar tecnologias urbanas modernas. O ministro também fará uma visita monitorada aos estandes da Construmat.

A agenda do ministro em Berlim será focada nas áreas de mobilidade urbana e saneamento ambiental. Na quinta-feira (23/05), ele estará no Ministério de Transportes, Construção e Desenvolvimento Urbano da Alemanha para um encontro com o secretário Rainer Bomba. Na pauta do encontro está conhecer a experiência alemã nos setores de construção e habitação, desenvolvimento urbano, ordenamento territorial, política ambiental e de infraestrutura.Na tarde do mesmo dia, o ministro vai conhecer o sistema de transporte público da Alemanha durante a visita ao Beliner Verkehrsbetriebe (BVG). Neste encontro, as conversas terão como foco o sistema de cobrança de tarifas e as políticas de desestímulo ao uso do transporte individual motorizado, além das experiências alemã de cobrança do pedágio urbano e a política de estacionamento.

No último dia da agenda do ministro em Berlim, o tema será saneamento básico. Ele conhecerá a Estação de Tratamento de Esgoto de Schoenerlinde e o Senate Department for Urban development and the Environment de Berlim. Esta instituição é responsável pelo planejamento de Berlim para as áreas de meio ambiente, transporte, mobilidade e planejamento urbano. No local há uma exposição de modelos reduzidos da cidade antes e após as intervenções decorrentes da Segunda Guerra Mundial. Também será possível conhecer o modelo adotado pela Alemanha para facilitar o deslocamento urbano de deficientes visuais.

Em Madrid e Barcelona, o ministro Aguinaldo Ribeiro estará acompanhado pela secretária Nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Inês Magalhães, e o diretor de Desenvolvimento Institucional do ministério, Carlos Vieira. O secretário Nacional de Saneamento Ambiental da pasta, Osvaldo Garcia, se integrará à comitiva do ministro em Berlim. O retorno a Brasília será no sábado (25/05).



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //