Nordeste

Águas do Rio São Francisco atravessam o norte da Paraíba a caminho do semiárido potiguar


12/08/2025

Por Gabriel Januário

Nesta terça-feira (12), técnicos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) realizaram mediações na elevação do Rio Piranhas nos municípios paraibanos de Pombal e Paulista.

Esta é a primeira vez que a água do PISF (Projeto de Integração do Rio São Francisco) chega ao semiárido potiguar. O processo de vazão teve início na última terça-feira (5), no município de Cabrobó-PE, passando pela estrutura de controle da Barragem Caiçara, em Cajazeiras-PB. Na quarta-feira, o percurso seguiu pela Barragem Engenho Avidos e, na sexta-feira (8), pela Barragem de São Gonçalo, em Sousa-PB.

O acompanhamento é feito a partir da definição de pontos de referência na calha do rio, medição da nova marca de elevação e compartilhamento da localização dos trechos já percorridos. O percurso envolve um complexo sistema de reservatórios e canais, garantindo o abastecimento das regiões atendidas.

A intervenção está prevista no cronograma de atendimento hídrico no Rio Grande do Norte, previsto para acontecer entre 18 e 22 de agosto, tendo como destino final o reservatório de Oiticica, em Jucurutu, que possui capacidade para armazenar 742 milhões de metros cúbicos e o reservatório Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves, localizado na bacia do Rio Piranhas-Açu, que comporta até 2,4 bilhões de metros cúbicos.

Caminho das águas e PISF

O Projeto de Integração do Rio São Francisco é a maior obra de infraestrutura hídrica do Brasil, com 477 quilômetros de extensão, distribuídos entre os eixos Leste e Norte. O projeto promove a segurança hídrica de 12 milhões de pessoas em 390 municípios dos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, onde os índices de estiagem são maiores.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.