Paraíba

Agra morre em decorrência de AVC; velório começa às 10h na Estação das Artes

LUTO


11/12/2014

Foi confirmado às 22h15 o falecimento do ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, de 62 anos. Ele estava internado desde a última quarta-feira (3), após ter sofrido um AVC hemorrágico. Ele foi socorrido às pressas para o Hospital Memorial São Francisco, em João Pessoa, onde permaneceu internado em estado grave e na noite desta quarta, não resistiu.

Luciano permanecia internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), após ter se submetido a procedimento de emergência para conter o sangramento. Ele tinha o quadro instável, que se agravou com o surgimento de problemas renais e respiratórios.

Segundo a assessoria do ex-prefeito, o velório ocorrerá a partir das 10h na Estação das Artes que é anexa à Estação Ciência, no Cabo Branco. À partir das 15h, a cerimônia continuará no Parque das Acácias, onde Luciano será enterrado.

O boletim do hospital foi assinado por Ítalo Kumamoto, diretor do Hospital.

 Perfil

José Luciano Agra de Oliveira nasceu em 25 de novembro de 1952, em Campina Grande. Filho de Tibúrcio Valeriano de Oliveira e Neusa Agra de Oliveira, formou-se em Arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e tornou-se mestre em Engenharia Urbana pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Radicado em João Pessoa, onde atuou profissionalmente, teve atuação destacada em projetos urbanísticos voltados para a cidade. As contribuições foram dadas enquanto professor universitário, secretário municipal, vice-prefeito da capital e, finalmente, prefeito (cargo exercido entre 31 de março de 2010 e 31 de dezembro de 2012).

Atuação profissional
Luciano Agra começou a sua carreira profissional na década de 1970, atuando na Coordenadoria Geral de Planejamento da Prefeitura Municipal de João Pessoa. Ele também coordenou a equipe técnica responsável pela revisão do Código de Urbanismo da Capital, em 1979, e gerenciou o Projeto Cura, pela PMJP. Em Campina Grande, ocupou o cargo de diretor técnico da Companhia de Desenvolvimento da Prefeitura Municipal.

Retornando para João Pessoa, na década de 1980, Luciano Agra foi gerente de Infraestrutura da Unidade Administrativa do Projeto Especial Cidades de Porte Médio, do Aglomerado Urbano de João Pessoa, na PMJP; assessor especial do Gabinete de Planejamento do Governo do Estado da Paraíba; arquiteto do Projeto Costa do Sol e primeiro secretário executivo da Comissão Estadual de Gerenciamento Costeiro.

Na década de 1990, foi coordenador da equipe técnica responsável pela revisão dos Códigos de Urbanismo, Posturas, Obras e Edificações do Município de João Pessoa, coordenador da Câmara Especializada de Arquitetura (CEARQ), e membro da Comissão de Ética do CREA-PB. Também foi conselheiro representante do Centro de Tecnologia da UFPB junto ao CREA-PB e membro da diretoria do próprio Conselho no ano de 2002.

O político – Após passar vários anos na administração pública, e ter desenvolvido diversos projetos urbanísticos desenvolvidos nos Estados do Rio Grande do Norte e Paraíba, Luciano Agra coordenou, em 2004, a elaboração do plano de governo do então prefeito Ricardo Coutinho, no primeiro mandato. No ano de 2005, assumiu a Secretaria de Planejamento da Prefeitura Municipal da Capital.

Filiado ao PSB, em 2008, foi convidado para ser o vice da chapa de reeleição do prefeito Ricardo Coutinho, tomando posse do cargo em 2009. Em 2010, com a ida de Ricardo Coutinho para a disputa do governo do estado, foi diplomado Prefeito de João Pessoa. No ano de 2013, após deixar o mandato, Agra filiou-se ao Partido Ecológico Nacional (PEN), e algum tempo depois voltou a assumir a função de professor Departamento de Arquitetura da UFPB.

 



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //