Saúde

Agentes de Saúde visitam casas no Timbó em ação de combate à dengue

Prevenção


20/04/2015

Agentes da Vigilância Ambiental e agentes comunitários de saúde realizaram uma ação conjunta de educação e conscientização à população da comunidade do Timbó, no bairro dos Bancários, sobre os cuidados para combater o vírus da dengue.

Durante a atividade, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (20), as equipes fizeram o monitoramento dos possíveis focos de reprodução do mosquito Aedes Aegipty, transmissor da doença, aplicação de larvicidas e distribuição de material educativo.

Uma das primeiras casas visitadas foi a da aposentada Luzia Barros, moradora da comunidade há 29 anos. “Acho importante eles virem até nossas casas e nos informarem sobre o que temos que fazer para diminuir os riscos de adoecer. Acredito que ajuda muito a todos nós que moramos aqui”, comentou.

A dona de casa Mônica Silva também recebeu a equipe em sua residência, onde havia alguns focos. “Às vezes nós acabamos nos descuidando e isso pode prejudicar outras pessoas. Mas sabemos que é necessário tomar alguns cuidados”, disse.

De acordo com Nilton Guedes, gerente do Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Cvaz), os agentes atuam diariamente no combate à dengue, seguindo um calendário dentro de todo o município. “Todas as nossas ações são focadas na saúde dos moradores de João Pessoa e com a colaboração da população fazemos com que a cidade não enfrente um surto da doença”.

Ele alertou para alguns cuidados que devem ser tomados para evitar a dengue, como eliminar o acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. “Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, garrafas, caixas d’água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras”, orientou.

Para denúncias, reclamações, sugestões e elogios relacionados aos serviços da rede municipal da Saúde, os usuários podem entrar em contato com a Ouvidoria Setorial de Saúde através do número 160. A população também pode entrar em contato diretamente com o Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Cvaz) através do telefone 3214-5718. A participação da população contribui para a construção do SUS no município.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //