Cultura

Agenda Viva traz ‘Memória do Carnaval’ com o bloco Confete & Serpentina


10/02/2021

(Foto: Arquivo/Agenda Viva)

Por Gil Sabino



CONFETE & SERPENTINA – História de valorização dos Velhos Carnavais

 

A história do bloco “Confete & Serpentina” se confunde com a eclosão do projeto Folia de Rua, nos anos 80, a partir do Muriçocas do Miramar, ao incentivar pequenos blocos, como Piabas, Boibumbar, etc, focando no estilo dos velhos carnavais. A proposta central sempre foi esta de valorizar marchinhas, daí o hino do Mestre Fuba configurar este perfil.

A iniciativa de Walter Santos foi estimulada pelas recifenses Claudinha e Titina, quando transferiram o local de trabalho na CEF e Funai para João Pessoa ao lado de Ana Lucia Florentino e Rozeana Gondim.

A primeira concentração do bloco se deu no antigo Restaurante Sagarana com orquestra e antigas canções dos carnavais. Como elas se transformaram sócias do restaurante Apetitos, o local acabou abrigando o bloco Piabas, levando anos depois a saída do bloco que passou a ser na Praça Dom Ulrico, 16, em João Pessoa.

Este ano de 2021 não se concentrou nem saiu por conta da Covid 16. Detalhe: recentemente o Bloco Confete & Serpentina vem sendo administrado por Carla Uchôa, Vinicius Santos e Pablo Forlan Santos, junto com apoio da Comunidade do Centro Histórico.

*Todo material está sendo produzido e publicado no site Agenda Viva, parceiro do portal WSCOM



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //