Paraíba
João Azevêdo e ministro inauguram nova pista do Aeroporto de Patos; estrutura amplia capacidade para voos regionais
20/06/2025

Portal WSCOM
O governador João Azevêdo e o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, inauguraram nesta quinta-feira (19), em Patos, a nova pista de pouso e o sistema de sinalização do Aeroporto Regional Firmino Ayres. A obra recebeu investimento de R$ 39,8 milhões por meio de parceria entre os governos estadual e federal.
A nova estrutura permite a operação simultânea de até três aeronaves modelo ATR-72, com capacidade para até 72 passageiros cada. O aeroporto também ganhou pátio para aeronaves, taxiway, cerca operacional, regularização da faixa de pista, sistemas de auxílio à navegação aérea e estacionamento para veículos. A próxima etapa do projeto inclui a entrega do terminal de passageiros, prevista para o segundo semestre deste ano.
Durante a cerimônia, o governador destacou que o Aeroporto de Patos passa a ser “uma importante porta de entrada para o Sertão da Paraíba, impulsionando o desenvolvimento regional, o turismo e a geração de empregos”. “Patos se transforma cada vez mais num polo de serviços e medicina. Esse aeroporto garante a sustentabilidade desse desenvolvimento, que é o que nós queremos”, afirmou.
Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.
O ministro Silvio Costa Filho enfatizou o avanço da Paraíba e o impacto da obra para o interior do estado. “A Paraíba é o estado do Nordeste que mais cresce — enquanto a média regional, em 2024, foi de 3,8%, a Paraíba cresceu quase 7%. Isso demonstra a capacidade de trabalho do governador João Azevêdo e a unidade de parcerias que está sendo construída”, destacou.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, disse que “o Aeroporto de Patos será a grande porta de entrada e saída do Sertão da Paraíba, de uma grande região do estado vizinho de Pernambuco e também do Rio Grande do Norte”.
“A história de Patos e do Sertão será transformada com a chegada desse aeroporto, a porta de entrada da geração de emprego e renda e de progresso para todo o Sertão da Paraíba”, declarou o prefeito de Patos, Nabor Wanderley.
Também participaram da solenidade o ministro das Comunicações, Frederico Siqueira, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, a deputada estadual Francisca Motta, além de deputados federais e estaduais, secretários estaduais e lideranças políticas da Paraíba e de outros estados.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.