Paraíba

Aeroporto de Campina Grande reduz consumo de energia com instalação de lâmpadas

Investimento


21/09/2015



 A Infraero substituiu, em junho, todas as lâmpadas – fluorescentes, mistas e eletrônicas – do terminal de passageiros do Aeroporto de Campina Grande/ Presidente João Suassuna (PB) por luminárias com tecnologia LED (do inglês, light-emitting diode). O investimento foi de R$ 6,7 mil e já trouxe resultados positivos para o terminal.

Entre janeiro e agosto deste ano, o Aeroporto Presidente João Suassuna registrou consumo de 238.005 Kwh durante o horário fora de ponta (período de 21 horas diárias complementares ao horário de ponta – que vai de 17h30 às 20h30 -, excluindo os sábados, domingos e feriados nacionais) –, uma redução de 11,7% em relação ao registrado entre janeiro e agosto de 2014, de 269.821 kwh. O aeroporto também registrou queda de 24% no consumo no horário de ponta, contabilizando, entre de janeiro a agosto deste ano, 16.851 kwh.

Além da instalação das lâmpadas LED, outra medida que possibilitou essa redução foi a divulgação de uma política de interna de consumo consciente de energia. “Às vezes medidas simples, como reduzir o tempo de uso de um ar condicionado, são fundamentais no resultado do mês”, explicou o superintendente do Aeroporto de Campina Grande, Roberto Germano de Souza Araújo. “Alcançar uma maior eficiência energética é motivo de orgulho para a equipe do aeroporto”, acrescentou.

Redução do consumo de água

O aeroporto paraibano também está empenhado em reduzir o consumo de água, recurso escasso na região. Em oito meses, de janeiro a agosto, foram consumidos 989 m³ de água – uma redução de 53,3 % em relação ao mesmo período de 2014.

“Esse resultado é fruto de diversos procedimentos que foram adotados desde 2013 no Aeroporto de Campina Grande com o objetivo de reduzir o consumo de água, realizando uma melhor gestão dos recursos disponibilizados”, destacou Roberto Germano, superintendente do aeroporto paraibano.

Entre esses procedimentos adotados a partir de 2013, estão:

– Reaproveitamento de água dos testes diários dos Caminhões de Combate a Incêndio (CCIs). Este projeto foi o pioneiro entre os aeroportos da Rede Infraero e no seu efetivo uso já foi registrada redução no consumo de água de aproximadamente 20%;
– Captação de água pluvial da cobertura da Seção de Combate a Incêndio (SCI) para uso no projeto piloto;
– Captação de água pluvial em 50% da cobertura do terminal de passageiros para reuso nas descargas e sanitários de uso coletivo do terminal e da manutenção;
– Substituição das torneiras convencionais por torneiras de fechamento rápido nas pias de todos os sanitários do terminal de passageiros.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //