Política

Adriano critica veto de Lula que pode reduzir bancada da Paraíba: “Vamos perder representatividade e recursos”


17/07/2025



O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), classificou como prejudicial o veto de Lula ao projeto que previa o aumento do número de deputados federais e estaduais. A decisão, publicada nesta quinta-feira (17) no Diário Oficial da União, afeta diretamente a representação da Paraíba em Brasília e na própria ALPB.

Se o veto for mantido, a bancada federal paraibana cairá de 12 para 10 deputados. No plano estadual, o número de parlamentares pode ser reduzido de 36 para 30. Para Galdino, a consequência prática será a perda de representatividade política e de investimentos no estado.

“Vamos perder representatividade e recursos, investimentos anuais através de emendas parlamentares. Nosso posicionamento é pela derrubada do veto”, afirmou Galdino, em entrevista à CBN João Pessoa.

Siga o canal do WSCOM no Whatsapp.

Segundo o presidente da ALPB, a estimativa é de que a Paraíba deixe de receber cerca de R$ 200 milhões por ano caso a redução da bancada se concretize. Ele avalia que o impacto será direto sobre obras, programas sociais e ações financiadas com recursos federais provenientes das emendas individuais dos deputados.

A decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi embasada em parecer da equipe econômica do governo, que apontou impacto no orçamento público com o aumento do número de cadeiras legislativas. A proposta previa a elevação de 513 para 531 deputados federais em todo o país.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.