Educação

Ações de incentivo à leitura mobilizam toda a Rede Municipal em CG

Semana do Livro


18/04/2015

O incentivo a leitura na Rede Municipal de Ensino foi intensificado durante a Semana do Livro, encerrada nesta sexta-feira (17), em Campina Grande.

Além da leitura, as escolas trabalharam a poesia de poetas como Vinicius de Moraes, Cecilia Meireles, Sergio Camparelli, Sylvia Orthof, Carlos Drummond de Andrade, Elias José e Casimiro de Abreu.

Na Escola Municipal Professora Francisca Zena Brasileiro, por exemplo, os alunos além de estudarem a vida de Monteiro Lobato e dos seus personagens, os professores trabalharam os poetas brasileiros durante o todo bimestre. 

No período da manhã, os estudantes apresentaram o resultado das atividades desenvolvidas em sala de aula, como declamações, jogral e a produção poética dos alunos com base nos temas dos poetas estudados.

Um grupo de alunas representou o poema As Borboletas, de Vinícius de Morais. As apresentações foram encerradas com os alunos do pré-escolar com o poema Bolhas, de Cecília Meireles, e todas as turmas brincaram com bolhas de sabão no pátio da escola.

No turno da tarde, aconteceram as apresentações, tendo com ponto alto a poesia O Vestido, caracterizada pelos alunos.

Como acontece sempre às sextas-feiras, na Escola Municipal Dr. José Tavares, a visita do Carro de Leitura nas salas de aula, esta semana o trabalho de incentivo a leitura foi fortalecido.

Os alunos participaram de rodadas de leituras nas salas de aula e na biblioteca. Cada escola da Rede Municipal de Ensino desenvolveu uma programação específica para a Semana do Livro.

Escolas do campo

Todas as 34 escolas do campo, que atendem os estudantes da zona rural de Campina Grande, também prepararam uma programação especial para a Semana do Livro Infantil.

Na Escola Municipal Iracema Pimentel, no distrito de Galante, o tema central foi a literatura de Monteiro Lobato.
Houve contação de histórias e apresentações teatrais baseadas na obra do escritor. De acordo com o supervisor escolar, Emanuel Benevides, cerca de 300 alunos participaram da programação nos dois turnos, envolvendo as turmas da 1ª à 6ª série do ensino fundamental.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //