menu

Paraíba

12/03/2013


Ação contra o Câncer de Próstata na PB

Saúde

 Pela primeira vez acontece na cidade de Itapororoca uma campanha contra o Câncer d Próstata. A ação será realizada nesta sexta-feira, 15, no Hospital Geral de Itapororoca, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, e a meta é atender uma média de 110 homens de toda a região do Vale do Manguape.

Os exames clínicos começam a partir das 13h, mas antes acontece uma palestra sobre a doença. A SES vai participar da campanha disponibilizando material educativo. “O Governo do Estado está sempre aberto para parcerias com os municípios na realização de ações e serviços voltados para a melhoria da qualidade de vida do povo paraibano”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Waldson Souza.

Além de Itapororoca, a campanha vai atingir os municípios de Mamanguape, Capim, Cuité de Mamaguape, Curral de Cima, Pedro Regis, Rio Tinto, Baía da Traição, Marcação, Jacaraú e Mataraca. O diretor do Hospital de Itaporoca disse que já fez contatos com todas as secretarias de saúde desses municípios solicitando que encaminhem os pacientes para serem submetidos ao exame, que será feito pelo médico Humberto Viana.

O diretor Severino Rodrigues disse que as pessoas que tiverem problemas nas vias urinárias ou casos na família de câncer de prostata podem comparecer ao hospital para se submeterem ao exame. Ele disse que, desde assumiu a direção do hospital, tem trabalhado e direcionado as ações para as questões curativas (cirurgias), preventivas e humanizadas. “ Sempre temos participado de campanhas de prevenção”, disse o diretor.

Ele explicou que o Hospital de Itapororoca dispõe de vinte leitos e atende nas áreas de clínica médica, ginecologia, cirurgia, proctologia, pediatria, urologia e agora fonoaudiologia. A unidade de saúde atende mensalmente cerca de 3 mil pessoas e realiza, no mesmo período, uma média de 30 cirurgias eletivas e até de urgência.

Severino Rodrigues destacou que somente agora na gestão do governador Ricardo Coutinho e do secretário de Saúde, Waldson Souza, o hospital passou a realizar cirurgias. “ Essa campanha que vamos realizar na sexta-feira é pioneira no Vale do Mamanguape e só está sendo possível graças ao apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde e ao empenho de toda a diretoria do hospital”, destacou.