Futebol

Abel diz que ainda não pensa na estreia na Libertadores e elogia Arias: “O garoto está pedindo passagem”

Técnico diz que vai escolher centroavante entre Fred e Cano de acordo com característica do jogo. Tricolor bateu a Portuguesa por 1 a 0 neste domingo


13/02/2022

Abel Braga, técnico do Fluminense — Foto: Lucas Merçon



O técnico Abel Braga preferiu adiar o debate sobre quem pode ser o titular do Fluminense na estreia da Libertadores dia 22 de fevereiro, no jogo de ida contra o Millionarios, da Colômbia, fora de casa. Ele elogiou bastante Germán Cano, concorrente de Fred, e também Arias.

O jogador colombiano foi destaque da partida contra a Portuguesa – 1 a 0, gol de Cano, no estádio Nilton Santos, na tarde deste domingo. Foi a quinta vitória seguida do Tricolor no Campeonato Carioca. O time de Abel é líder da competição, com 15 pontos em seis jogos. O suficiente para a ponta da tabela, pelo menos até a partida de Vasco e Botafogo, às 20h, no Maranhão.

“Não vou pensar na Libertadores (ainda). Prefiro me sentir satisfeito em ter que escolher aquele que eu acho melhor para o jogo, se adapta melhor na estratégia que vamos usar. Importante é que são dois grandes jogadores (Fred e Cano). (Do time), zagueiros hoje foram muitíssimo bem, Nonato primeiro jogo que começa foi muito bem. O Arias, o garoto, novamente está pedindo passagem. Eu fico satisfeito. Ganso jogou cinco minutos como falso atacante, tocou na bola cinco vezes e acertou as cinco. Foram 21 finalizações contra 7. Fiquei contente porque graças a Deus quem correu risco fui eu, eu que escalo, mas não tive qualquer tipo de lesão. Satisfeito, isso que é bom, estão colocando pulga na minha orelha. Quanto mais dúvida tiver, melhor”, comentou Abel.

O Fluminense volta a campo na próxima quarta-feira, contra o Nova Iguaçu. Ainda faz mais um jogo pelo Carioca até a partida da Libertadores – primeiro, tem o Volta Redonda, sábado, dia 19 – e serve para o treinador pensar a equipe. Ao seu estilo, Abel brincou com as notícias sobre os treinos fechados e disse que ainda vai analisar qual equipe escalar contra o Nova Iguaçu.

“Não gosto de falar do que a gente monta como estratégia, apesar de que vocês (jornalistas) têm olho mágico. Acabo o treino e vocês já sabem o time. Não vai ser o mesmo time na quarta-feira, vai ser diferente do que jogou contra o Botafogo e bem diferente do que jogou hojeSábado é um risco muito grande, porque estaremos a 72 horas do jogo, com uma viagem de seis horas, com altitude… Não é desculpa, mas existe. Vamos tratar o jogo a jogo, como temos feito. Mas, já estamos trabalhando em cima do jogo do Millonarios”, disse o treinador.

Mais da coletiva de Abel Braga

Três zagueiros

– Vim da Suíça, e o líder disparado estava jogando com três zagueiros. Chelsea, Flamengo, também. Cada um usa aquilo que tem. Eu faço aqui mudança tática sem substituir, com o Felipe Melo. Os jogadores estão gostando, estão adaptados. Mais um jogo sem sofrer gol. Uma equipe tem que ter defesa, meio de campo e ataque.

Atuação de Nathan

– O Nathan cresceu nos treinamentos. Colocamos em um jogo difícil, quente, com uma equipe diferente da que ele vinha treinando. Vai chegar no melhor nível. Fez bom jogo.

Segurança do time

– A equipe inteira foi segura, não deu sorte para o azar e respeitou o time da Portuguesa. Que é um time organizado, ofensivo, que não se afunda na defesa. A rapaziada que entrou hoje estava com muita fome, o que é bom. Os outros garotos poderiam entrar posudos, vieram de duas vitórias em clássicos. E tinha a questão do desgaste também.

Preparação para a Libertadores

– Nós estamos trabalhando esquema tático, estratégia, conduta da equipe em campo. Como eles se comportam taticamente, buscando o máximo de detalhes para passar para os jogadores. Muita gente acha bobagem, mas nosso gol saiu de jogada lateral. E ninguém pode dizer que saiu por acaso. Zagueiro na área, Cano, Arias, Nathan e três homens no rebote. Ainda não comentamos nada com os jogadores, mas eles vão saber no momento certo. Agora, nosso foco é no Nova Iguaçu.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.