Saúde
A democracia do surf
saúde
25/02/2013
Há muito tempo que o surf deixou de ser uma atividade praticada por determinadas tribos de jovens. Hoje as escolhinhas de surf democratizaram o esporte que vem sendo realizado por crianças, mulheres e até adultos que buscam uma alternativa para praticar atividades físicas fora das academias.
Além do cenário inspirador, do bem estar de realizar um esporte em pleno mar, o surf provoca uma queima de 600 calorias por hora, tonifica os músculos e ajuda a combater os estresse e a ansiedade. Até mesmo em cidades sem praia o surf pode ser praticado. Algumas academias já disponibilizam aulas dentro da piscina, onde o aluno tem os primeiros contatos com a prancha e situações semelhantes a que enfrentará sobre as ondas do mar.
O surf ajuda a fortalecer os músculos do peito, braços, costas, glúteos e panturrilha. Ele melhora a flexibilidade e o equilibrio. Aliás, os modelos mais indicados de prancha para a iniciação no esporte é a "fun board" ou "long board", que garantem mais estabilidade.
Procure ainda pranchas do tipo "soft board", que são mais seguras. Elas são confeccionadas com cobertura de espuma, sem pontas e com quinas de plástico flexível. A roupa ideal é a de neoprene (espécie de borracha). Além de confortável, ela mantém o corpo aquecido nos dias frios.
Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.