Futebol

A 50 dias da Copa, três estádios preocupam

Corrida


23/04/2014



 Dia 22 de maio de 2014. Esta é a data-limite para a Fifa assumir o controle de todos os estádios da Copa do Mundo. Faltando 50 dias para o início da competição e um mês para o fim do prazo de entrega das arenas, três delas ainda não estão concluídas, sendo que uma, justo a do jogo de abertura, confirmou que não realizará um evento-teste completo antes da Copa.

O estádio de Itaquera, palco de Brasil x Croácia no dia 12 de junho, terá quatro eventos antes do Mundial, mas nenhum com a capacidade máxima de 68 mil torcedores. O último e maior deles, o jogo Corinthians x Figueirense, acontecerá em 17 ou 18 de maio, a menos de um mês da Copa. Como o estádio é novo e a região jamais recebeu uma partida de futebol, o prazo curto é uma preocupação e tanto. O estádio será entregue à Fifa no dia 20 de maio.

Na Copa de 2010, na África do Sul, o penúltimo estádio concluído foi o Mbombela, de Nelspruit, com condições semelhantes às do Itaquerão: arena nova e numa região onde antes não havia futebol. O primeiro evento aconteceu no dia 22 de abril, e o Mundial teve início em 11 de junho. Os problemas foram muitos, como trânsito nos arredores e desinformação sobre estacionamentos e portões de entrada. Algo que pode se repetir em São Paulo, mas dessa vez com menos tempo hábil para eventuais acertos.

“O jogo do dia 17 ou 18 de maio será um importante teste para a Fifa, pois será possível averiguar tudo o que está funcionando ou não. A partir daí, teremos três semanas para ajustar", afirmou o secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke. “Não está dentro do cronograma, mas estará pronto. Na verdade, não temos muita escolha. Todos estão conscientes de que não há um minuto a perder. É uma corrida contra o tempo".

A preocupação de Valcke não se resume a São Paulo. “As que mais preocupam são as cidades de Porto Alegre e Curitiba”, disse o cartola. “Mas ainda não tive a oportunidade de vê-las, então vou comentar depois que eu fizer as visitas”.

A Arena da Baixada, que receberá quatro jogos da fase de grupos, deve ter a entrega adiada de 30 de abril para 15 de maio. E ainda pode mudar para dia 22, exatamente o prazo fatal. Até lá, ainda não foi definido se haverá ou não um evento-teste com a capacidade total do estádio. Até agora, apenas um amistoso foi realizado no estádio, com presença somente de sócios e funcionários do clube e operários das obras de reforma.

A situação é semelhante à do estádio Soccer City, que foi totalmente reformado para a Copa de 2010 e deixou para trás o antigo nome de FNB Stadium. Embora tenha sido a última arena concluída para o Mundial, passou por dois testes oficiais. “Não é importante pensar na África, mas sim se o Brasil estará pronto hoje, no presente. A Copa de 2010 foi há quatro anos, está terminada”, disse Valcke, cheio de problemas a resolver em 2014 e que prefere esquecer os que enfrentou em 2010.

Em Porto Alegre, onde houve problemas semelhantes aos de São Paulo, com estruturas temporárias, o evento-teste está agendado para 10 de maio, jogo entre Internacional e Atlético-PR pelo Brasileirão. Mas sempre existe a possibilidade de mudança. Para pior.



Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
// //