Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Política

Faltando 18 dias para votação, que projeções fazer diante de 4 debates e campanha de rua; a lógica continua


18/09/2024

Todos os indicadores existentes sobre o trato de avaliação de processos eleitorais indicam claramente a força do Recall dos nomes disponíveis à disputa e a taxa de rejeição dos candidatos são elementos basilares para se definir uma disputa eleitoral.

Pode ser onde for, inclusive em João Pessoa, base impactada pela mais recente pesquisa da QUAEST para a Rede Paraíba (Globo) divulgou. Os últimos números revelam a manutenção de cenário de primeiro turno, no caso em favor da reeleição do prefeito Cícero Lucena.

O fato é que o índice de aprovação da gestão municipal, mais a folga de diferença percentual entre os candidatos pró prefeito denota, ao lado dos números da rejeição dos postulantes com altos índices, surpreendentemente até contra o ex-prefeito Luciano Cartaxo (51%) e Ruy (34%), são fatores decisivos a intuir que a tática da Oposição não surtiu o efeito esperado ao longo do tempo de Guia Eleitoral.

Há, objetivamente, maior volume de campanha do candidato situacionista nas várias camadas e bairros.

Embora estejamos diante de 4 debates à vista (TV Manaíra, TV Correio, Tambaú e Cabo Branco), pela lógica existente com base nas referências anteriores em que, mesmo quantitativamente com a Oposição 3 em 1, em tese a projeção é de manutenção do “status quo” porque não acreditamos em mesada à lá Datena em nosso ambiente.

Com base nesses dados, a projeção se mantém na possibilidade real de fatura liqüidada no primeiro turno.

ÚLTIMA

“Vai passar nessa avenida/ um samba popular”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.