Walter Santos

Multimídia e Analista Político.

Política

Nova pesquisa Quaest aponta 1º turno pró-Cícero em João Pessoa; que causas e efeitos podem se traduzir?


27/08/2024

 

O estado da Paraíba de uma forma geral e, em João Pessoa no particular, convive desde esta noite de terça-feira com uma informação que chega como bomba e/ou “Água no chope” da Oposição no processo sucessório com números que apontam a possibilidade real do atual prefeito ser reeleito no primeiro turno.

Independentemente de análises e conceitos avaliemos os números friamente apontados pelo instituto Quest para a TV Cabo Branco aponta: Conforme os números divulgados, Cícero Lucena tem 53%; Cartaxo, 12%; Ruy, 11%; e Queiroga, 7% – diz o resumo de pesquisa feita de 24 a 26 de agosto, quentinha, quentinha. É preciso a participação de
Camilo Duarte (PCO): 0%,
Yuri Ezequiel (UP): 0% ,
Indecisos: 9%

Leve-se em conta que a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

RESUMO DA ÓPERA

Os números da Quest traduzem ainda uma constatação bombástica na direção dos opositores em João Pessoa de que os Debates nas TVs Arapuan e Master pois as críticas e posturas ferinas dos adversários a Cícero não conseguiram afetar absolutamente nada do eleitorado. Zero de repercussão.

Há tempo a considerar ainda o baixo recall do candidato e ex-prefeito Luciano Cartaxo com 8 anos de mandato, mas com baixa repercussão eleitoral mesmo tendo o apoio do ex-governador Ricardo Coutinho. 12% de intenções de voto diante de 52% pro Cícero provam que sua performance de olho no passado não estão tendo reconhecimento popular.

Também em tese, a sociedade se manifesta aprovando a perspectiva de reeleição de Cícero.

Os números fulminam a postura do candidato Ruy Carneiro por tudo o que representa na conjuntura.

TAMBÉM NO INCONSCIENTE

As pesquisas espontâneas revelam o que o imaginário da sociedade reflete na atualidade sobre o significado de suas lideranças. Neste particular, os números reafirmam a liderança do atual prefeito.

Diz a pesquisa:

Cícero Lucena (PP): 29%
Ruy Carneiro (Podemos): 4%
Marcelo Queiroga (PL): 4%
Luciano Cartaxo (PT): 3%
Camilo Duarte (PCO): 0%
Indecisos: 57%
Branco/nulo/não vai votar: 3%

SÍNTESE

A disputa ainda vai perdurar mas os números da pesquisa Quest provam que há um favoritismo consolidado na sucessão pessoense.

Lula precisa se advertir e tomar posição longe do suicídio político de futuro, fruto da implosão partidária de seu berço.

ÚLTIMA

“O olho que existe/ é o que vê”


O Portal WSCOM não se responsabiliza pelo conteúdo opinativo publicado pelos seus colunistas e blogueiros.
Os comentários a seguir são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.