Policial

Polícia Federal e forças de segurança desarticulam organização criminosa com atuação na Paraíba e outros quatro estados


21/08/2024

Imagem ilustrativa - Polícia Federal

Da Redação / Portal WSCOM com FICCO/PE

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Pernambuco (FICCO/PE) deflagrou nesta quarta-feira (21) a Operação Barbalho, que resultou em uma série de ações contra uma organização criminosa que opera na Região Metropolitana de Recife desde 2019. O grupo, especializado em tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e homicídios, também atua na Paraíba e em outros três estados: Ceará, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro.

As investigações da Polícia Federal, em conjunto com outros órgãos de segurança, apontaram que a facção criminosa é responsável por movimentações financeiras ilícitas e uma série de homicídios, com o objetivo de manter o controle sobre suas operações no estado. As ações são consideradas parte fundamental de uma rede criminosa que se estende por várias unidades da Federação.

Durante a operação, foram cumpridos 39 mandados de prisão preventiva e 33 mandados de busca e apreensão em Pernambuco e nos outros estados envolvidos, todos autorizados pelo Juízo da 14ª Vara Criminal do Recife. A ação visa desmantelar a estrutura da organização criminosa, interromper suas atividades ilegais e responsabilizar seus integrantes pelos crimes cometidos.

A Operação Barbalho foi coordenada pela FICCO/PE, uma força-tarefa que integra diversas agências, incluindo a Polícia Federal, as polícias Civil e Militar de Pernambuco, a Polícia Penal, a Polícia Rodoviária Federal e o Sistema Nacional de Políticas Penais. Criada em 2023, a FICCO/PE tem como objetivo principal a repressão à criminalidade violenta, combinando esforços e conhecimentos especializados dos órgãos envolvidos.


Em cumprimento à Legislação Eleitoral, o Portal WSCOM suspende temporariamente os comentários dos leitores.